Marianinha e os amigos da ECN de Namparwone continuam a descobrir os Baús Pedagógicos

21 Mar, 2017

Namparwone localiza-se na região de Massamba uma das mais isoladas do distrito de Cuamba – Niassa – Moçambique.

Desta vez Marianinha explorou as possibilidades do jogo – dominó dos objectos. Pintado pelo pintor moçambicano Xavito este jogo reproduz objectos e situações do quotidiano da cultura e das crianças moçambicanas – o pilão, a peneira, as mulheres a carregarem lenha,as crianças a saltar á corda ou a empurrar carrinhos, livros, rádios, tambores. Objectos de trabalho e objectos de lazer que facilitam o reconhecimento, o diálogo contextualizado e que na sua totalidade permitem contar a vida.

Complementarmente, estas imagens favorecem competências de expressão linguística em macua e português, a interação entre crianças e destas com adultos. Facilitam a destreza motora e a identificação de formas, a memória visual e a associação de ideias, o pensamento criativo, a aprendizagem ativa e de modo divertido, o empenho e cooperação.

Os Baús Pedagógicos replicam Boas Práticas, em Educação de Infância, da FEC na Guiné Bissau e apoiam a transformação das práticas pedagógicas dos monitores e supervisores das Escolinhas e jardins.de-infância da rede de Educação Pré-Escolar da Diocese Católica de Lichinga.

O projeto Othukumana I Juntos é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…

FEC capacita 49 formadores em Ensino Básico

FEC capacita 49 formadores em Ensino Básico

Nos dias 26 e 27 de janeiro, teve início, na Guiné-Bissau, o segundo ano da Formação de Formadores de Ensino Básico, a decorrer nas regiões de Quinara, Bafatá e Setor Autónomo de Bissau. As sessões tiveram como foco os temas de Supervisão Pedagógica, Expressões...

read more
Share This