II Capacitação da Comissão Diocesana da Educação em Lichinga

29 Jun, 2017

No âmbito do projeto Othukumana – Juntos a decorrer na Província do Niassa (Lichinga e Cuamba) foi realizada a II Capacitação da Comissão Diocesana de Educação, nos dias 19 e 20 de maio, em Lichinga, Moçambique.

Estiverem presentes 18 representantes das entidades de educação da área do pré-escolar, ensino primário, ensino secundário e ensino universitário. Os trabalhos incidiram no reforço das capacidades desta estrutura ao nível interno: organigrama, plano de atividades, uniformização de atividades e funcionamento, relação com entidades da tutela e protocolos a desenvolver com entidades estatais.

A principal ferramenta desenvolvida foi uma base de dados que possa permitir dar a conhecer num futuro próximo o perfil do setor da educação ao nível da Diocese de Lichinga. Todos os membros participaram nesta discussão quanto a aspetos centrais como sejam as variáveis a recolher consoante o nível de ensino, a periodicidade da recolha, o tratamento de dados e os recursos humanos envolvidos. Outros pontos ainda debatidos foram os resultados do Projeto Othukumana – Juntos e respetivas sugestões bem como prioridades a considerar na próxima fase do projeto.

Mais informações sobre o projeto aqui.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more