Rede Cuidar da Casa Comum

19 Jan, 2018

No próximo dia 23 de janeiro, será apresentada em Fátima a recém-criada Rede Cuidar da Casa Comum, que tem como objetivo levar a Encíclica Laudato Si’ à prática, promovendo nas comunidades cristãs e nos respetivos espaços (paróquias, escolas, obras e movimentos) uma efetiva conversão ecológica. Esta iniciativa, que surgiu a partir da Fundação Betânia, reúne já um largo número de organizações, entre as quais a FEC – Fundação Fé e Cooperação e a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, que promovem a sua divulgação na Diocese de Leiria-Fátima.

A Rede desafia à constituição de Focos de Conversão Ecológica, sugerindo um percurso conjunto que catalise uma atuação concreta com vista a uma ecologia integral.

Venha fazer parte desta Rede, criando na sua paróquia/ comunidade um “foco de conversão ecológica”.

Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspeto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa. (Laudato Si’, n. 217)

  • Para conhecer melhor a Rede Cuidar da Casa Comum:  casacomum.pt
  • Para mais informações, contactar: Margarida Alvim – margarida.alvim@fecongd.org

 REDE CUIDAR DA CASA COMUM

A FEC integra a recém-criada Rede Cuidar da Cada Comum, uma iniciativa da Fundação Betânia que congrega já um largo número de organizações e pessoas a título individual. A Rede tem como objetivo levar a Encíclica Laudato Si’ à prática, promovendo nas comunidades cristãs e nos respetivos espaços (paróquias, escolas, obras e movimentos) uma efetiva conversão ecológica. 

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro,  a Rede será apresentada em diversas Paróquias do país, mobilizando as comunidades cristãs para a constituição de Focos de Conversão Ecológica, pequenos grupos de 5 a 10 pessoas que se comprometem a fazer um percurso de cinco sessões, com base nos guiões propostos pela Rede. Esta pode ser uma proposta muito concreta a iniciar esta Quaresma.

Esta iniciativa vem ao encontro do trabalho que a FEC tem promovido na sensibilização e mobilização para a mudança de estilos de vida, nomeadamente através da Campanha Internacional Change for the Planet, Care for the People, que em Maio de 2017 reuniu no nosso país cerca de 30 voluntários de diferentes organizações internacionais da Rede CIDSE, para um Acampamento Internacional na Associação Casa Velha – Ecologia Espiritualidade, seguida de uma Caminhada pela Mudança até Fátima, ao encontro do Papa Francisco, a qual contou com mais de 250 participantes. No âmbito desta Campanha foram também recolhidas diferentes Histórias de Mudança, produzidas pela realizadora Patrícia Pedrosa.

Últimas notícias…