Portugal e Angola em cooperação

6 Mar, 2018

Tem hoje início, em Angola, o projeto “Cáritas Lusófonas em Rede – Inovar para o Impacto”. Uma parceria da Caritas Portuguesa, da FEC – Fundação Fé e Cooperação e da Caritas de Angola, que pretende ser um contributo para melhorar a ação desta última junto das populações mais vulneráveis, reforçando a organização da instituição e capacitando-a para a implementação das Normas de Gestão da Caritas Internationalis, a ser implementada em Cáritas de todo o mundo.

“O Fórum das Cáritas Lusófonas, realizado em Cabo Verde no final de 2017, mostrou como é importante fortalecer laços entre Cáritas, cumprimos, assim, os objetivos que estiveram na origem deste Fórum, através de intercâmbios, aprofundamentos temáticos e linhas de ação conjuntas”, explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa. Também Eusébio Nguengo, Diretor-geral da Caritas Angola afirma que “é necessário trabalhar para uma maior capacitação, melhor coordenação, melhor resposta das Cáritas Lusófonas.” Filipa Abecasis, responsável da Unidade Internacional da Cáritas Portuguesa, refere que “é o momento de partilhar as nossas aprendizagens e apoiar as restantes Cáritas neste processo que também estamos a implementar em Portugal. Começamos em Angola, mas queremos chegar aos restantes países lusófonos.

Já Susana Réfega, Diretora Executiva da FEC refere que “a FEC e a Caritas de Angola têm uma parceria sólida de vários anos e este projeto é uma excelente oportunidade para dar continuidade ao trabalho conjunto das duas organizações, agora em parceria com a Caritas Portuguesa.”

Nos dias 6, 7 e 8 de março, a Cáritas Portuguesa e a FEC estão em Angola para marcar o arranque oficial do projeto e realizar a formação à equipa da Cáritas Angola e aos diretores das Cáritas Arquidiocesanas de Lubango, Malanje, Luanda, Huambo e Saurimo.

“Cáritas Lusófonas em Rede – Inovar para o Impacto”, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Língua e Cooperação, I.P., é uma iniciativa que decorre durante três anos, em quatro áreas: Legislação e Códigos de Ética; Governação e Organização; Gestão Financeira e Prestação de Contas; e Envolvimento das Partes Interessadas. Com a liderança da Caritas Portuguesa e o acompanhamento da FEC – Fundação Fé e Cooperação, parceiro no terreno, este projeto reforçará as competências da Cáritas Angola na gestão do Ciclo de Gestão: Autoavaliação, Análise de Dados e Priorização, Plano de Melhoria, Monitorização e Avaliação.

Últimas notícias…

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

read more
FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

“Falar de Direitos das Crianças” foi a primeira atividade realizada pela FEC na Quinzena dos Direitos de 2018, em Bissau, no dia 4 de dezembro. Foi no Centro Cultural Português que crianças de diferentes escolas guineenses aprenderam mais sobre alguns dos seus...

read more
Share This