Dia Mundial da Saúde assinalado na Caritas de Angola

9 Abr, 2018

No dia 6 de Abril de 2018, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, realizou-se em Luanda, nas instalações da Direção Geral da Caritas de Angola, um encontro histórico na mudança de paradigma de saúde em Angola e no processo de cooperação entre as Igrejas e o Ministério da Saúde de Angola (MINSA).

Neste encontro, a FEC – Fundação Fé e Cooperação teve a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido, em parceria com a Caritas de Angola, no Projeto Obrigado Mãe, no domínio da saúde materno-infantil do Programa FORVIDA, apontando a formação dos Recursos Humanos de Saúde (enfermeiros, parteiras, gestores e estudantes de enfermagem) nas províncias de Benguela, Huambo e Bié, como um bom exemplo de articulação entre as várias entidades e com um grande potencial de replicação de boas práticas no futuro.

Entre os principais temas abordados durante o dia, estiveram os desafios do ecumenismo e a organização de um novo quadro de cooperação, que tem como objetivo uma maior articulação dos subsistemas de saúde e que pretende a valorização e mobilização dos cristãos para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Saúde em Angola.

Este encontro surgiu no seguimento de um apelo feito pelo MINSA em novembro/dezembro de 2017, que culminou na criação de um Grupo Técnico de Trabalho e na elaboração de um Memorando de Entendimento, e contou com a presença das autoridades máximas da Igreja Católica, representadas por D. Estanislau Chindecasse, Presidente da Caritas de Angola, e D. Francisco Viti, Presidente da Comissão Episcopal da Sáude, da CEAST e do Ministério da Saúde, Vossa Ex.ª Sílvia Lutucuta, Ministra da Sáude e o Dr. José Manuel da Cunha, Secretário de Estado para a Saúde Pública.

Últimas notícias…

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

read more
FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

“Falar de Direitos das Crianças” foi a primeira atividade realizada pela FEC na Quinzena dos Direitos de 2018, em Bissau, no dia 4 de dezembro. Foi no Centro Cultural Português que crianças de diferentes escolas guineenses aprenderam mais sobre alguns dos seus...

read more
Share This