SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E DESENVOLVIMENTO

28 Jun, 2018

Somos a geração mais bem preparada para dar resposta ao maior problema solucionável do mundo: a fome. No entanto, 815 milhões de pessoas passam fome numa população global de 7,8 mil milhões de pessoas, enquanto a totalidade dos alimentos produzidos atualmente daria para alimentar mais de 12 mil milhões de pessoas e 1/3 de todos os alimentos é perdido ou desperdiçado.

A fome, a desnutrição e a insegurança alimentar são simultaneamente causas e efeitos da pobreza, comprometendo o desenvolvimento humano, as perspetivas de desenvolvimento das sociedades e o potencial económico dos países. Encontrar alimentos a preços acessíveis que promovam a saúde e a boa nutrição para uma população mundial em crescimento permanece um grande desafio internacional. A promoção de sistemas alimentares mais sustentáveis, resilientes, responsáveis, competitivos, diversos e inclusivos é um imperativo de Desenvolvimento, que requer a participação de todos.

Os dados dizem-nos que a humanidade dispõe hoje dos recursos necessários para erradicar a pobreza extrema no espaço de uma geração, para acabar com a fome e com todas as formas de subnutrição, tal como estabelecido nos novos Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável. Mas estarão os modelos e políticas internacionais a contribuir para a segurança alimentar e nutricional, numa perspetiva de desenvolvimento e de direitos humanos? As políticas e medidas implementadas são coerentes e coordenadas, potenciam o contributo sustentável do setor agrícola para o desenvolvimento e protegem os mais pobres e vulneráveis? Como assegurar uma ligação mais efetiva e positive entre segurança alimentar e desenvolvimento?

O estudo temático “Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento” faz parte de uma coleção de 5 estudos temáticos elaborados por Patrícia Magalhães Ferreira, no âmbito do projeto Coerência.pt. No primeiro capítulo serão apresentados factos e dados sobre o tema a nível glocal. No segundo capitulo, a autora analisa as interligações entre segurança alimentar e desenvolvimento em várias vertentes, com foco na análise de mitos e realidades associados à temática. O último capítulo refere algumas das políticas globais, europeias e nacionais sempre com a lente do Desenvolvimento, e analisa brevemente algumas incoerências da ação internacional na interligação entre segurança alimentar e Desenvolvimento.

O estudo “Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento” está disponível aqui.

Últimas notícias…

Formação de Agentes Educativos em Moçambique

Formação de Agentes Educativos em Moçambique

Decorreu, entre 6 e 10 de maio, uma semana de formação pedagógica intensiva para todos os Jardins de Infância da cidade de Lichinga, na província do Niassa, Moçambique - uma capacitação que resulta da parceria entre a Direção Provincial de Género, Criança e Ação...

read more
FEC organiza Olimpíadas da Língua Portuguesa em Bissau

FEC organiza Olimpíadas da Língua Portuguesa em Bissau

No dia 8 de maio, no Centro Cultural Português, em Bissau, teve lugar 1.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma atividade organizada pela FEC e integrada na Semana da Língua e da Cultura na CPLP. Com o objetivo de promover o estudo e a aprendizagem da língua...

read more
Share This