Workshop de devolução anual do Sistema de Informação e Gestão da Educação em Gabú

3 Ago, 2018

Decorreu no passado dia 2 de agosto, em Gabú, o segundo workshop de devolução anual do Sistema de Informação e Gestão da Educação (SIGE), um software de recolha de dados de educação desenvolvido no âmbito do projeto Firkidja di Skola, na Guiné-Bissau.

Para o Governador Regional de Gabú, “quando dizemos firkidja, estamos a falar de um pilar, quando dizemos firkidja di skola estamos a dizer pilar que segura a escola e nenhum país pode avançar sem ter uma estatística razoável, uma estatística disponível (…). Enquanto isto não estiver disponível o país não avança. O Tiago [gestor do projeto Firkidja di Skola] levou-me um computador e disse-me: Senhor Governador procure uma escola qualquer num desses setores que conhece, uma escola lá de Pitche, e, com dois cliques, a escola estava à minha frente, o edifício, os alunos, os professores…”.

Nesta sessão, que decorreu na Escola Básica Caetano Semedo, foi realizada uma apresentação formal do projeto, que chega ao fim no próximo dia 31 de agosto, e uma apresentação detalhada do SIGE, desde o processo de desenvolvimento até à sua utilização e avaliação finais. Este software permite a recolha de dados escolares, quer relativos às escolas, quer à sua gestão, aos funcionários, docentes e não docentes, e aos alunos, bem como a determinação das coordenadas geográficas das cerca de 230 escolas de Gabú, através da georreferenciação.

Nas palavras do Diretor-geral do Gabinete de Estudos, Planificação e Avaliação do Sistema de Educação (GEPASE), o Eng.º Mamadu Jassi, “este projeto já vem de longe e está a tornar-se uma realidade (…) com o apoio da UE e a colaboração técnica da FEC, e graças também ao empenho das autoridades locais e do Ministério da Educação, conseguimos chegar a bom porto, é fruto de todo um trabalho de toda uma equipa, nas condições que nós conhecemos”.

O Firkidja de Skola é um projeto do Governo Regional de Gabú, implementado com o apoio da FEC e financiado pela União Europeia.

Conheça melhor este projeto aqui.

Últimas notícias…