III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” – Othukumana II

12 Set, 2018

Nos dias 5 e 6 de Setembro realizou-se na Universidade Católica de Moçambique, em Lichinga, Niassa, o III Fórum Provincial “Juntos pela Criança”.

Ao longo dos dois dias de encontro os trabalhos desenvolvidos focaram-se em duas áreas: A Criança e a Educação Pré-Escolar em Moçambique.

Com intervenção dos diversos participantes foi possível conhecer boas práticas dos monitores, supervisores e coordenadores participantes nas atividades do projeto Othukumana – Juntos II.

“Eu quero ser muito amiga das minhas crianças, porque assim elas confiam em mim e aprendemos juntas” – disse Inocência Assumada, monitora de Jardim de Infância, durante a sua intervenção sobre a Relação Pedagógica, questão a que passou a dar importância após a Formação Pedagógica do Projeto Othukumana.

Foi possível, também, conhecer o trabalho desenvolvido por Organizações da Sociedade Civil a em torno da infância na província do Niassa nas suas variadas dimensões – Saúde, HIV, Nutrição, acompanhamento Familiar – e os principais resultados do estudo de caso de duas escolinhas comunitárias, realizado pelos Leigos para o Desenvolvimento.

Ao longo do encontro, os participantes puderam, ainda, partilhar em grupo, debatendo sobre a situação da criança e questões relacionadas com a educação pré-escolar em Moçambique, contando com a participação da Direção Provincial de Género, Criança e Ação Social para realizar um ponto de situação sobre estes assuntos.

Este Fórum foi, também, um momento para a valorização da cultura e arte na província do Niassa, tendo contado com a atuação do grupo de teatro “Montes do Niassa”, o grupo de canto coral “Flor da Paz” e uma atuação de canto e poesia por parte da Gisele, de 12 anos, todos eles artistas da província.

Durante o III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” foi possível contar com a participação e contributos de Representantes da Administração e dos Serviços Distritais de Saúde, de Educação e da Ação Social, de vários distritos da província Niassa; representantes de OSC do Niassa, Cabo Delgado e Nampula; monitores, coordenadores, supervisores e diretores pedagógicos dos Jardins de Infância e Escolinhas Comunitárias envolvidos no projeto Othukumana II, mas também dos restantes jardins da província do Niassa e Zambézia (Diocese do Gurué), totalizando-se ao longo do encontro a participação de cerca de 130 pessoas das diversas entidades.

No final do encontro, através de várias conclusões, foi possível perceber uma ambição geral para a criação de uma Rede para o Desenvolvimento da Pequena Infância no Niassa, de forma a debater, partilhar e advogar em prol da infância e do trabalho que é desenvolvido na província.

Esta é uma atividade do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com acessória técnico-pedagógica da ESEPF e com o apoio da Misereor, Kindermissionswerk, Rotary International, Listas Telefónicas de Moçambique, SAN-JFS e Toyota Moçambique.

Fotografias: Equipa d’África

Últimas notícias…

Share This