Publicidade para Jovens

22 Set, 2018

Publicidade Para Jovens

by Susana Paiva

Este Luso Fonias é dedicado à publicidade para jovens. Muitos dos anúncios que surgem nos vários meios de comunicação são destinados ao público mais jovem, que nem sempre consegue decifrar bem as suas estratégias e mensagens. Para ajudar a aumentar a literacia de crianças e adolescentes em relação à publicidade, a Associação Portuguesa de Anunciantes lançou há dez anos o programa Media Smart, destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos. A nossa convidada desta semana foi Susana Paiva, coordenadora deste programa.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Roma a borbulhar’

Está calor em Roma, com a humidade a dar a sensação de que a temperatura está ainda mais alta. Mas, mesmo assim, ninguém pára peregrinos e turistas, estes dois grupos de gente habituados a enfrentar frios e calores, bons tempos e tempestades.

Roma está, assim, a borbulhar de vida. O Papa Francisco está sempre na crista da onda ou, se quisermos, na cratera do vulcão. Fala-se muito por aqui dos ‘calores’ que subiram à cabeça de alguns purpurados da Igreja, pouco interessados na reforma e no rasgo de Francisco que quer uma Igreja mais santa e uma Missão mais próxima dos pobres, assente num estilo de vida simples e fraterna. Mas Francisco continua a olhar para o futuro. A sua ida à Ilha da Sicília, muito marcada pelo agir da máfia, é um sinal de coragem no combate a todos os tipos de intervenção humana que assentam na morte e no desrespeito da dignidade e dos direitos humanos. Francisco foi lá dizer que não se pode ser cristão e mafioso, pois o Evangelho de Cristo tem que marcar as atitudes dos seus seguidores 24 h por dia. Francisco teve a ousada coragem de prestar homenagem a um padre e a um juiz que foram assassinados a mando desta associação mafiosa.

Regressou a Roma e, na praça de S. Pedro, pôs pobres e sem abrigo a distribuir crucifixos por todo o povo ali presente. E, da sua janela, a olhar e a falar para o mundo, Francisco pegou numa dessas cruzes e explicou que não é um adorno que se põe ao pescoço ou prega na lapela do casaco. A cruz é sinal de salvação, pois foi nela que Cristo deu ao mundo a maior lição que um Deus pode dar: entregou a sua Vida por todos.

Começou esta terça o encontro do Conselho Geral dos Espiritanos com os 15 Superiores Maiores que foram eleitos para o cargo em 2017. Vieram dos cinco continentes até Roma para reflectirem, partilharem experiências e aprenderem a melhor desempenhar o cargo de animar e ‘governar’ as circunscrições Espiritanas onde foram eleitos. É uma Missão difícil essa de coordenar projetos e acompanhar pessoas. São enormes os desafios e muitos os problemas que têm de enfrentar com discernimento, coragem e sentido profético de serviço.

Estes dias de adaptação a Roma, após 5 anos de Angola e 24 de Portugal, estão a ser de enorme beleza, pela diversidade rica com que me confronto a cada minuto que passa. Olhar para os compromissos que, por esse mundo fora, a grande Família Espiritana, vive, nos âmbitos alargados da Justiça, Paz e Integridade da Criação, obriga-me a conhecer mais e melhor a doutrina social da Igreja e o muito que já se faz, para que a Missão Espiritana cumpra a sua Regra de Vida que diz que os mais pobres e abandonados têm de ser os primeiros alvos da nossa Missão. Assim – como dizem os Jovens Sem Fronteiras – o importante é ‘estar perto dos que estão longe sem estar longe dos que estão perto’.

Tony Neves

Últimos programas

Teatro e Direitos Humanos

Teatro e Direitos Humanos

Este Luso Fonias é dedicado ao teatro e aos Direitos Humanos. A convite da associação angolana Mosaiko, a actriz e encenadora Lígia Roque esteve em Luanda no final de 2018, para facilitar uma formação de teatro aos jovens do bairro de Viana, tendo como pano de fundo a...

Dia de Reis

Dia de Reis

O Luso Fonias de hoje é dedicado aos Reis Magos, cuja festa se assinala no dia 6 de Janeiro. Os Evangelhos relatam que o Menino Jesus foi visitado por uns magos do Oriente, que seguiram uma estrela e lhe levaram como presentes ouro, incenso e mirra. É uma visita que a...

Share This