Reunião Inicial/ Workshop do Projeto Raízes e Cultur@

25 Out, 2018

No passado dia 15 de outubro realizou-se a reunião inicial/workshop do projeto Raízes e Cultur@ – Empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana.

Este projeto, que teve início a 1 de setembro de 2018, é financiado pela União Europeia e tem como objetivo geral “Promover o desenvolvimento socioeconómico através de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante”, e como objetivo específico “Fortalecer o contributo das cidadãs e dos cidadãos, das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e das Autoridades Locais (AL) ao processo de desenvolvimento local, boa governação e promoção dos Direitos Humanos (DH) e da democracia”.

Ao longo dos 3 anos de projeto na cidade de Maputo, serão desenvolvidos 9 produtos e vários subprodutos, abarcando diversas áreas que vão desde a cultura, artesanato, literatura infantil, património cultural tradicional e moderno de Maputo até à formação de professores e educadores de Infância e intercâmbio de escritores de 2 países.

Terá como público-alvo direto mais de 50 colaboradores(as) de 2 Associações locais, 150 jovens artesãos, centenas de professores e milhares de alunos, e ainda 60 escritores de Moçambique e da Guiné-Bissau.

Esta reunião inicial/workshop, reuniu os parceiros e associados do projeto, assim como o financiador, e teve como objetivos a apresentação dos participantes e das suas Organizações, a apresentação geral de detalhada de todo o projeto, aferição da envolvência e responsabilidade de cada parceiro/associado nas atividades a desenvolver e produtos a criar, assim como aspetos relacionados com o planeamento necessário a nível de comunicação e visibilidade, cronograma e orçamento.

Estiveram presentes 12 participantes de 5 das 7 Organizações envolvidas: FEC – Fundação Fé e Cooperação; KHANDLELO [Associação de Desenvolvimento Juvenil]; Movimento Cívico FORMIGA JUJU/Xidjumba; MOZARTE [Centro Juvenil de Artesanato]; IPEME [Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas]; AEMO [Associação de escritores moçambicanos], e ainda a representante da DUE [Delegação da União Europeia em Moçambique].

Não estavam representadas a AEGUI [Associação de escritores da Guiné-Bissau] e a ATES-UCP [Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto] por motivos de distância.

Desta forma, deu-se início à programação e agendamento das primeiras atividades conducentes ao desenvolvimento dos primeiros produtos que resultarão da implementação deste projeto.

Últimas notícias…

Formação de Agentes Educativos em Moçambique

Formação de Agentes Educativos em Moçambique

Decorreu, entre 6 e 10 de maio, uma semana de formação pedagógica intensiva para todos os Jardins de Infância da cidade de Lichinga, na província do Niassa, Moçambique - uma capacitação que resulta da parceria entre a Direção Provincial de Género, Criança e Ação...

read more
FEC organiza Olimpíadas da Língua Portuguesa em Bissau

FEC organiza Olimpíadas da Língua Portuguesa em Bissau

No dia 8 de maio, no Centro Cultural Português, em Bissau, teve lugar 1.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma atividade organizada pela FEC e integrada na Semana da Língua e da Cultura na CPLP. Com o objetivo de promover o estudo e a aprendizagem da língua...

read more
Share This