Intercâmbio de partilha de boas práticas entre Cabo Verde e Guiné-Bissau

16 Nov, 2018

Entre os dias 6 e 11 de novembro, decorreu, na cidade da Praia, um intercâmbio internacional de partilha de boas práticas entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, realizado no âmbito do projeto “Kumpu Tera de Mininesa: Boa Governação para a Proteção Social da Criança”.

A delegação da Guiné-Bissau, composta por elementos da FEC, do Ministério da Mulher, Família e Coesão Social (MMCS), do Instituto da Mulher e Criança (IMC) e de Organizações da Sociedade Civil, deslocou-se até à ilha de Santiago, em Cabo Verde, onde foi recebida pela Ministra da Educação, Família e Inclusão Social de Cabo Verde, Dr.ª Maritza Rosabal Peña, e pela Presidente do Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Dr.ª Maria José Alfama.

O encontro destinou-se à partilha de informações e de procedimentos em termos de boas práticas de proteção social da criança, bem como à identificação de pontos fortes e de oportunidades que possam vir a ser replicadas na Guiné-Bissau. A delegação foi convidada a visitar os serviços centrais do ICCA, os seus serviços oficiais e outros serviços complementares geridos por Organizações da Sociedade Civil e por Organizações Não-Governamentais.

“O intercâmbio representou uma possibilidade de perceber como é que um país evoluiu nos últimos anos para uma lógica de proteção social da criança, quais as estratégias que usaram, qual a rentabilização que fizeram dos recursos”, referiu Carla Pinto, representante da FEC na Guiné-Bissau. “A mais-valia de ver essa experiência no terreno é que nos permite refletir sobre o assunto e perceber como é que na Guiné-Bissau se pode fazer também esse percurso.”

Kumpu Tera di Mininesa: Boa Governação para a Proteção Social da Criança” é um projeto desenvolvido pela FEC em parceria com a Caritas Guiné-Bissau e a Rede Ajuda (RA) e financiado pela União Europeia e pela Misereor.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more