Seminário Final do Projeto EaSY – Evaluate Soft Skills in International Youth Volunteering

27 Nov, 2018

No próximo dia 29 de novembro, decorrerá em Roma, a cerimónia de entrega do 25º Prémio do Voluntariado Internacional, promovida pela FOCSIV.

A FEC – Fundação Fé e Cooperação estará presente nesta cerimónia, onde vai também decorrer o Seminário Final do Projeto EaSY – Evaluate Soft Skills in International Youth Volunteering, um projeto da FOCSIV em parceria com a FEC, a La Guilde Européenne du Raid e a Elidea, que tem como objetivo o reconhecimento das Competências Transversais desenvolvidas pelos jovens durante uma experiência internacional de voluntariado.

No Seminário Final, que decorrerá pelas 17h15, o discurso de abertura ficará a cargo de Domenico De Maio, Diretor da Agenzia Nazionale per i Giovani. Seguir-se-á uma mesa redonda subordinada ao tema “Novas abordagens para reconhecer e medir as soft skills desenvolvidas durante o Voluntariado Internacional”.

A mesa redonda será moderada pelo responsável de Voluntariado da FOCSIV, Attilio Ascani, e contará com intervenções da Prof. Antonella Salvatore, Diretora do Center for Professional and Continuing Education and Career Services da John Cabot University; João Teixeira, Vice-presidente da CEV – European Volunteering Center; Susana Amaral, Vice-presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado; François Grolier, Responsável pela FAIVE – Forum degli Attori e delle Iniziative di Valorizzazione dell’impegno Internazionale, France Volontaires; Cristina Cofacci, Industrial Relations and Labour Law Manager na ENEL s.p.a..

Entre os principais resultados deste projeto destacam-se as várias ferramentas desenvolvidas para voluntários e formadores, nomeadamente dois guias – um de preparação antes da partida e um para o regresso -, mas principalmente o teste de autoavaliação para voluntários, que tem como objetivo medir as soft skills de cada voluntário através de um questionário online, disponível em: http://www.easy-softskills.eu/pt-br/

Este é um projeto de 24 meses financiado pela Agência Nacional para a Juventude Italiana, ao abrigo do programa ERASMUS Plus.

Últimas notícias…

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

read more
FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

“Falar de Direitos das Crianças” foi a primeira atividade realizada pela FEC na Quinzena dos Direitos de 2018, em Bissau, no dia 4 de dezembro. Foi no Centro Cultural Português que crianças de diferentes escolas guineenses aprenderam mais sobre alguns dos seus...

read more
Share This