FEC participa na Quinzena dos Direitos na Guiné-Bissau

7 Dez, 2018

“Falar de Direitos das Crianças” foi a primeira atividade realizada pela FEC na Quinzena dos Direitos de 2018, em Bissau, no dia 4 de dezembro.

Foi no Centro Cultural Português que crianças de diferentes escolas guineenses aprenderam mais sobre alguns dos seus direitos, nomeadamente Educação, Saúde, Proteção, Alimentação Equilibrada e Cuidados. A sessão começou com a visualização dos filmes “5 Crianças, 5 Direitos”, produzidos pela FEC, seguindo-se um debate no qual os alunos refletiram sobre os temas abordados. Para terminar, todas as crianças participaram numa atividade de expressão plástica, na qual, em conjunto, fizeram desenhos sobre os vários direitos que aprenderam.

No dia 6 de dezembro, a FEC organizou também o encontro “Fala de Mindjer”, na Casa dos Direitos, onde cinco mulheres guineenses com percursos de vida inspiradores se reuniram para partilharem as suas histórias e refletirem, em conjunto, sobre igualdade de género e sobre o que significa ser mulher na Guiné-Bissau.

Indira Balde, jornalista da RTP África e Presidente do Sindicato dos Jornalistas; Ivone Gomes, diretora da administração da Rádio Sol Mansi e presidente da Cooperativa Bontche; Satam Injai, jornalista e empreendedora que iniciou a sua própria empresa de serviços domésticos; Zaida Correia, reitora da Universidade Católica da Guiné-Bissau; e Fátima Lopes, empreendedora no ramo da transformação e comércio de produtos, falaram sobre os desafios que enfrentaram ao longo das suas vidas, desafios esses que são comuns a muitas mulheres guineenses.

“Somos ensinadas a pensar que as mulheres devem ficar a tratar da casa. É um grande desafio para as mulheres da Guiné-Bissau chegarem onde querem. A sociedade guineense ainda tem rosto de homem”, referiu Indira Balde.

A Quinzena dos Direitos é organizada pela Casa dos Direitos em parceria com outras organizações e tem o intuito de promover os Direitos Humanos na Guiné-Bissau.

Últimas notícias…

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

read more
Share This