Mulheres na Tecnologia

9 Mar, 2019

Mulheres na Tecnologia

by Vânia Gonçalves

Na passada sexta-feira, assinalou-se o Dia Mundial da Mulher, pretexto para hoje falarmos da presença feminina num mundo ainda muito dominado por homens, que é a área das tecnologias. As mulheres representam uma percentagem diminuta dos profissionais de tecnologias de informação na Europa, mas tem havido várias iniciativas para inverter esta tendência e promover uma maior igualdade de género neste setor. Foi nossa convidada Vânia Gonçalves, professora de Engenharia Informática e fundadora do grupo “Geek Girls Portugal”.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Das Cinzas ao Fogo’

“Há alturas na vida em que as ideias que queremos partilhar já estão escritas. E, quantas vezes,de uma forma mais profunda e criativa. É o que se passa comigo nesta aproximar do grande momento que é a Quaresma, iniciada com o gesto simbólico da imposição das cinzas sobre a cabeça. D. José Tolentino Mendonça, padre, poeta e biblista, agora no Vaticano, escreveu um texto emblemático para a quaresma do ano passado que me inspira, pois apela para o fogo purificador que está presente naquelas cinzas que descem pela cabeça dos cristãos em início de tempo forte de conversão, oração e partilha solidária.Com a devida vénia, faço alguns recortes:

‘A Quaresma coincide com o irromper da primavera, e a coincidência não é apenas de calendário, mas de fundo. Há um nítido apelo primaveril, o mesmo sopro tenro, um igual perfume disseminado nesta proposta quaresmal, que pode até (injustamente) passar por sisuda ou anódina, quando é o oposto disso. A Quaresma é um tempo simbólico. Constitui, em vista da Páscoa, um sobressalto vital’.

Mais adiante, D. Tolentino fala dos três grandes valores que se vivem especialmente na quaresma, sem os podermos abandonar durante o resto do ano. Começa pela Oração:

‘A oração é uma brecha que nasce da escuta. Pelo provisório faz passar o Eterno. Ao puramente histórico empresta uma vocação transcendente. Permite que o homem olhe não apenas para Deus, mas seja capaz de olhar-se a ele próprio com os olhos de Deus’.

Segue-se o jejum, esse valor tão mal entendido nos tempos que correm. Diz:

‘Vivemos triturados na digestão que o mundo faz de nós. Trazemos o Ser hipotecado ao Ter. Corremos de um lado para outro, reféns e instrumentos, mais do que autónomos e criativos. A privação, quando corresponde a um acto espiritual, amplia o campo da liberdade. Cria novas disponibilidades, possibilita o exercício do pensamento e do discernimento, melhora o sentido de humor…’.Por fim, sem ser o menos importante, vem a partilha solidária com os mais necessitados:

‘Ao jejum está ligada a prática da esmola, que tem a sua modalidade mais autêntica na condivisão. Lê-se no profeta Isaías: “O jejum que Eu quero não será antes este: quebrar as cadeias injustas, desatar os laços de servidão…? Não será repartir o teu pão com o faminto, dar pousada aos pobres sem abrigo, levar roupa aos que não têm com que se vestir e não voltar as costas ao teu semelhante?”. O jejum abre o nosso coração aos outros. A esmola testemunha-o no compromisso por um mundo fraterno’.

O grande desafio da Quaresma é fazer com que esta cinza do início se transforme em luminoso lume a arder nos corações por ocasião da Páscoa da Ressurreição, como vão testemunhar os discípulos de Emaús.

Não tenhamos medo nem vergonha de inclinar a nossa cabeça na quarta feira de cinzas para arrancarmos em grande para uma Quaresma rumo à Páscoa.”

Tony Neves

Últimos programas

Atividades para Crianças

Atividades para Crianças

No Dia da Criança, foi nossa convidada Mariana Pessoa, que criou um site com dicas úteis de atividades para fazer com crianças e muito mais sobre o mundo dos mais pequenos. A Pumpkin – assim se chama o site - tornou-senão só uma boa agenda para ocupar os tempos...

Intercâmbio entre Portugal e Cabo Verde

Intercâmbio entre Portugal e Cabo Verde

Este LusoFonias conta a história de um intercâmbio entre Portugal e Cabo Verde. A Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, e a Escola Secundária da Ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, estão ligadas pelo projeto “Rota dos Livros”, que promove a leitura e...

Share This