FEC organiza workshop de Jornalismo sobre direitos das crianças na Guiné-Bissau

17 Abr, 2019

A FEC organizou, de 8 a 16 de abril, um workshop de Jornalismo sobre legislação e direitos das crianças. A formação teve lugar em Bissau, Bafatá e Buba, dois dias em cada cidade, e foi dinamizada pelo jornalista português Carlos Narciso com o apoio do jornalista guineense Diamantino Lopes.

Os 6 dias de workshop contaram com a presença de 37 jornalistas de 20 órgãos de comunicação social de todo o país. A formação teve como objetivo capacitar os jornalistas para o tratamento de temas relacionados com a proteção social da criança na Guiné-Bissau. Espera-se, deste modo, contribuir para um aumento do número e da qualidade das notícias publicadas na comunicação social guineense sobre esta temática, e, consequentemente, para uma maior sensibilização dos cidadãos.

Os formandos realizaram também entrevistas a diferentes atores que intervêm na área da proteção social da criança, nomeadamente a Direção Regional de Saúde, a Direção Geral de Coesão Social, a Casa de Acolhimento Bambaram, o Centro de Recuperação Nutricional de Contobuel, e líderes comunitários das regiões de Tombali e Quinara.

“Esta formação deu-me mais ferramentas para o meu trabalho porque conheci de uma forma mais ampla os conceitos de direitos das crianças e também a forma de tratar as informações”, diz Julinha Sambu, jornalista da Rádio Sol Mansi.

O workshop de Jornalismo insere-se no projeto Kumpu Tera di Mininesa: Boa Governação para a Proteção Social da Criança, financiado pela União Europeia e pela Misereor e desenvolvido pela FEC em parceria com a Cáritas Guiné-Bissau, a Rede Ajuda Cooperação e Desenvolvimento (RA) e o Ministério da Mulher, Família e Coesão Social (MMFCS).

 

Últimas notícias…

Moçambique – Formação de Formadores em Lichinga

Moçambique – Formação de Formadores em Lichinga

De modo a garantir a sustentabilidade do projeto Othukumana – Juntos II, realizou-se, no mês de fevereiro e início de março, a formação de formadores, na cidade de Lichinga. Participaram dois formandos de cada um dos Jardins de Infância de Lichinga envolvidos no...

read more