FEC reúne candidatos por uma Europa + Justa

14 Mai, 2019

A FEC organizou, no passado dia 4 de maio, um debate com candidatos ao Parlamento Europeu. Este debate, sob o tema EUROPA + JUSTA, teve lugar no auditório da Rádio Renascença e contou com a presença de Ana Miguel Santos (PSD), João Pimenta Lopes (CDU), José Gusmão (BE), Pedro Mota Soares (CDS) e Pedro Silva Pereira (PS). A moderação esteve ao encargo de Graça Franco, Diretora de Informação da Rádio Renascença.

Os principais temas abordados passaram pela relação de cada partido com as famílias políticas europeias a que pertencem, a disciplina de voto e os cortes nos fundos de coesão territorial. O público também teve a ocasião de colocar algumas questões relacionadas com ação climática, comércio justo e cooperação para o desenvolvimento. Algumas destas questões debruçaram-se sobre o alcance dos mecanismos de resolução de disputas entre investidores e Estados ou o papel da União Europeia nas políticas de cooperação e resposta a catástrofes ambientais nos países menos desenvolvidos.

Em paralelo ao debate, os candidatos participaram numa ação de compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com o ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis, e 13, Ação Climática. Cada candidato foi entrevistado e quatro candidatos aceitaram ser fotografados com a sua promessa de ação específica: desde o acesso universal e público à água e redistribuição dos fundos a favor da pequena agricultura (João Pimenta Lopes), à neutralidade carbónica (Ana Miguel Santos), aos combustíveis fósseis e plásticos zero (José Gusmão), a políticas totalmente alinhadas com os ODS (Pedro Mota Soares).

Após as Eleições e uma vez nomeada a Comissão, a FEC acompanhará os novos Eurodeputados na prossecução dos seus compromissos através de reuniões bilaterais.

O debate EUROPA + JUSTA é uma das ações do projeto homónimo, desenvolvido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha, e que integra o programa Trade Fair Live Fair, promovido pela Fair Trade Internacional com financiamento da Comissão Europeia, em sinergia com o projeto Juntos pela Mudança II, cofinciado pelo Camões, I.P.

Últimas notícias…

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Decorre na Província de Maputo uma pesquisa sobre o Património Cultural local nas suas diferentes expressões artísticas: artesanato, jogos tradicionais e literatura oral. Dados preliminares revelam um espólio rico do artesanato tradicional, constituído...

read more
Exposição Uma Obra por Moçambique

Exposição Uma Obra por Moçambique

Até 22 de setembro está patente no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, a exposição Uma Obra por Moçambique, que reúne obras de vinte e quatro artistas plásticos portugueses, cujas receitas das vendas reverterão na íntegra para apoiar a reconstrução da Província da...

read more