Formação de Agentes Educativos em Moçambique

24 Mai, 2019

Decorreu, entre 6 e 10 de maio, uma semana de formação pedagógica intensiva para todos os Jardins de Infância da cidade de Lichinga, na província do Niassa, Moçambique – uma capacitação que resulta da parceria entre a Direção Provincial de Género, Criança e Ação Social do Niassa (DPGCAS) e a FEC, tendo também a participação da Direção Provincial de Saúde Niassa.

Nesta formação participaram os Jardins de Infância da Rede Diocesana de Educação, incluídos no projeto Othukumana – Juntos II, e outros Jardins de Infância e Escolinhas Comunitárias, somando no total 16 instituições, representadas por 112 agentes educativos.

Ao longo de toda a semana foram abordados temas como Ética Profissional, Materiais e Ambientes de Aprendizagem, Planificação, Importância do Brincar, Gestão de Comportamentos e Conflitos, Nutrição e Primeiros Socorros.

A capacitação iniciou com um breve discurso de José Moda, Diretor Provincial de Género, Criança e Ação Social do Niassa, instituição que representa do Ministério de Género, Criança e Ação Social a nível provincial, que afirmou que as crianças são uma prioridade para o governo moçambicano e que, por essa razão, este apoia o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar.

No Niassa, existem 45 unidades de Educação Pré-Escolar com 4207 crianças a participar nas suas atividades no ano letivo de 2019. Este número representa, segundo dados da DPGCAS Niassa, 4,4% do total de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar a Nível Nacional.

Esta capacitação é também uma oportunidade para partilha e fortalecimento da cooperação entre instituições que trabalham com o mesmo foco: o Desenvolvimento Harmonioso da Criança.

Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.

 

Últimas notícias…