Dia da Criança nas Comunidades do Lúrio

24 Jun, 2019

As Escolinhas Comunitárias do Niassa celebraram o Dia da Criança, 1 de junho, com uma festa nas comunidades do Lúrio em Cuamba, Moçambique, organizada pela comunidade e pela coordenação do projeto.

Participaram na festa os encarregados de educação, membros das comissões de gestão de cada escolinha, bem como alguns membros do governo distrital: Administrador, Diretor do Serviço Distrital de Educação, Diretor do Serviço Distrital da Saúde, representante do serviço distrital de Ação social e o chefe do posto Administrativo do Lúrio, entre outros. A presença destes órgãos permitiu que ficassem a conhecer melhor a realidade das ECN e das comunidades que as gerem e mostrou uma crescente valorização das Escolinhas Comunitárias como polo de desenvolvimento comunitário em várias vertentes.

Os pais e encarregados de educação contribuíram para que as crianças pudessem usar uma roupa especial para a festa, algo que lhes é muito querido: um uniforme de capulana.

A festa iniciou com a celebração da palavra e contou com diversas apresentações culturais preparadas pelas crianças e respetivos monitores e um almoço de confraternização.

O momento de corte bolo e oferta de presentes foi proporcionado pela empresa JFS-SAN, empresa que apoia as atividades das ECN há vários anos.

O projeto das Escolinhas Comunitárias do Niassa está integrado no projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.

Texto e Fotografias: Irmã Margarida – Escolinhas Comunitárias do Niassa

Últimas notícias…

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Decorre na Província de Maputo uma pesquisa sobre o Património Cultural local nas suas diferentes expressões artísticas: artesanato, jogos tradicionais e literatura oral. Dados preliminares revelam um espólio rico do artesanato tradicional, constituído...

read more
Exposição Uma Obra por Moçambique

Exposição Uma Obra por Moçambique

Até 22 de setembro está patente no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, a exposição Uma Obra por Moçambique, que reúne obras de vinte e quatro artistas plásticos portugueses, cujas receitas das vendas reverterão na íntegra para apoiar a reconstrução da Província da...

read more