Dia da Criança nas Comunidades do Lúrio

24 Jun, 2019

As Escolinhas Comunitárias do Niassa celebraram o Dia da Criança, 1 de junho, com uma festa nas comunidades do Lúrio em Cuamba, Moçambique, organizada pela comunidade e pela coordenação do projeto.

Participaram na festa os encarregados de educação, membros das comissões de gestão de cada escolinha, bem como alguns membros do governo distrital: Administrador, Diretor do Serviço Distrital de Educação, Diretor do Serviço Distrital da Saúde, representante do serviço distrital de Ação social e o chefe do posto Administrativo do Lúrio, entre outros. A presença destes órgãos permitiu que ficassem a conhecer melhor a realidade das ECN e das comunidades que as gerem e mostrou uma crescente valorização das Escolinhas Comunitárias como polo de desenvolvimento comunitário em várias vertentes.

Os pais e encarregados de educação contribuíram para que as crianças pudessem usar uma roupa especial para a festa, algo que lhes é muito querido: um uniforme de capulana.

A festa iniciou com a celebração da palavra e contou com diversas apresentações culturais preparadas pelas crianças e respetivos monitores e um almoço de confraternização.

O momento de corte bolo e oferta de presentes foi proporcionado pela empresa JFS-SAN, empresa que apoia as atividades das ECN há vários anos.

O projeto das Escolinhas Comunitárias do Niassa está integrado no projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com acessória técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.

Texto e Fotografias: Irmã Margarida – Escolinhas Comunitárias do Niassa

Últimas notícias…

Gala celebra direitos das crianças na Guiné-Bissau

Gala celebra direitos das crianças na Guiné-Bissau

A FEC organizou, no dia 28 de junho, a Gala dos Direitos da Criança, no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense, em Bissau. O evento marcou o final das atividades do projeto “Kumpu Tera di Mininesa: Boa Governação para a Proteção Social da Criança”. A Gala contou com...

read more