Formação em Nutrição e Diversificação Alimentar em Moçambique

24 Jun, 2019

No âmbito da Formação dos Agentes Educativos da Cidade de Lichinga, realizou-se uma capacitação na área da nutrição e diversificação alimentar, na qual participaram 78 Agentes Educativos de 15 Jardins de Infância e Escolinhas Comunitárias.

Dos participantes fizeram parte as equipas de Gestão, Administração e Coordenação das instituições, monitores e equipas de cozinha.

A formação foi realizada por uma nutricionista do Serviço Distrital de Saúde de Lichinga e foi promovida numa parceria entre a Direcção Provincial de Género, Criança e Ação Social do Niassa e a FEC.

Foram abordados três temas principais: Má Nutrição – Desnutrição e Subnutrição; Alimentação Equilibrada – Equilíbrio Nutricional, Tipos de Alimentos, Tipos de Preparação e Ementas equilibradas e Higiene na alimentação. A formação terminou com uma componente prática de preparação de sumos reforçados nutricionalmente, feitos a partir de frutas e legumes existentes nesta zona do país.

Esta é uma iniciativa do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk. As Escolinhas Comunitárias do Niassa contam ainda com o apoio da JFS – SAN, Sociedade Algodoeira do Niassa.

Últimas notícias…

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Decorre na Província de Maputo uma pesquisa sobre o Património Cultural local nas suas diferentes expressões artísticas: artesanato, jogos tradicionais e literatura oral. Dados preliminares revelam um espólio rico do artesanato tradicional, constituído...

read more
Exposição Uma Obra por Moçambique

Exposição Uma Obra por Moçambique

Até 22 de setembro está patente no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, a exposição Uma Obra por Moçambique, que reúne obras de vinte e quatro artistas plásticos portugueses, cujas receitas das vendas reverterão na íntegra para apoiar a reconstrução da Província da...

read more