Ministério da Educação e FEC apresentam a Caracterização do Pré-Escolar na Guiné-Bissau

24 Jun, 2019

O Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desportos (MEESJCD) e a FEC apresentaram, no dia 20 de junho, no Centro Cultural Português, em Bissau, o primeiro volume do Relatório da Caracterização do Pré-Escolar – Levantamento Nacional da Guiné-Bissau.

Realizado a pedido do MEESJCD com o objetivo de contribuir para a definição das políticas educativas do ensino pré-escolar na Guiné-Bissau, o estudo foi realizado em duas fases, ao longo de dois anos, e por todo o país. Na primeira parte, agora apresentada, foram mapeados 744 estabelecimentos de educação de infância a nível nacional, em termos da sua estrutura e do perfil dos seus profissionais. Na segunda fase, que será apresentada no final do ano, foi feita a caracterização das crianças em termos do seu desenvolvimento e aprendizagens.

“Esta caracterização do pré-escolar trouxe um conhecimento aprofundado e sistematizado do subsetor, dos jardins de infância, dos profissionais que lá trabalham e das aprendizagens e competências que estão a ser desenvolvidas pelas crianças guineenses que frequentam o pré-escolar”, refere Nuno Tavares, responsável de área de Educação de Infância e Ensino Básico da FEC. “Esta é uma informação essencial para a definição de políticas educativas para o pré-escolar e para uma estratégia e intervenção mais centrada e adaptada às reais necessidades da Guiné-Bissau, no que diz respeito ao desenvolvimento integral e holístico da criança.”

A Caracterização do Pré-Escolar foi realizada âmbito do PARSE – Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo na Guiné-Bissau, projeto financiado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela FEC em parceria com o Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desportos.

Últimas notícias…

Gala celebra direitos das crianças na Guiné-Bissau

Gala celebra direitos das crianças na Guiné-Bissau

A FEC organizou, no dia 28 de junho, a Gala dos Direitos da Criança, no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense, em Bissau. O evento marcou o final das atividades do projeto “Kumpu Tera di Mininesa: Boa Governação para a Proteção Social da Criança”. A Gala contou com...

read more