Reabilitação cardíaca

20 Jul, 2019

Reabilitação Cardíaca

by Bruno Delgado

O nosso convidado, Bruno Delgado, é enfermeiro de reabilitação e criou o ERIC, o programa de reabilitação cardíaca para doentes com insuficiência cardíaca do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto. Este programa inovador foi recentemente premiado no EuroHeartCare.

Na opinião do P. Tony Neves – Valha-nos S. Bartolomeu

“Não me refiro ao apóstolo que já nos vale há dois mil anos!Refiro-me a S. Bartolomeu dos Mártires (1514-1590) a quem o Papa Francisco acaba de canonizar sem exigir milagre, pois o grande milagre da sua vida é o rasto de inspiração que nos deixa e empurra para um estilo de vida cristã simples e próxima dos mais pobres.
A vida e missão episcopal de S. Bartolomeu inspira muitas das opções e orientações que o Papa Francisco tem proposto à Igreja e ao mundo. Comecemos pelo seu olhar cirúrgico da Igreja do seu tempo: percebe-a neste navegar em águas agitadas, após uma reforma protestante que tinha posta a Igreja católica à deriva e a Europa em guerra. Ele vai à 2ª sessão do Concílio de Trento(1561-1563) e é um dos defensores abertos e declarados de uma profunda reforma da Igreja católica, pois –segundo ele –a hierarquia deve optar por um estilo de vida mais simples. D. Jorge Ortiga, seu sucessor como Arcebispo de Braga, diz-se marcado pelo novo Santo: ’tal como no século XVI, vivemos hoje uma situação de crise, debilidades e fraquezas que importa olhar de frente, encarar nos seus contornos e discernir o que devemos fazer para encontrar atitudes novas e responder aos desafios que se colocam’.
Os tempos de S. Bartolomeu eram difíceis e, por isso mesmo, desafiantes. Tornava-se urgente descobrir profetas que rasgassem caminhos de futuro. A credibilidade da Igreja estava em causa. Tornava-se fundamental e decisivo formar melhor os padres e os leigos. Mas, sobretudo, era necessário redescobrir a simplicidade do Evangelho e voltar ao espírito de vida simples e pobre que caracterizou a missão das primeiras comunidades cristãs. E S. Bartolomeu encarnava bem este desejo de mudança,ao estilo de Cristo e das Suas propostas gravadas nas páginas dos Evangelhos.
Como Bispo,percorreu o vasto território da Diocese de Braga de então (incluía também Viana, parte do Porto, Vila Real e Bragança…). Não era bispo de ficar por casa fechado no seu palácio a debitar leis para padres e fiéis cumprir.Não! Era homem do terreno, gostava de ‘cheirar às suas ovelhas’, fazia longas visitas pastorais, conhecia como ninguém o povo que lhe estava confiado. E sabia que os pobres abundavam. Por isso, vivia com muita pobreza e austeridade, partilhando tudo o que podia com os mais necessitados. Era o pai dos pobres daquela terra naquele tempo. Está escrito que, no período da grande peste, ele próprio saía à rua para socorrer as vítimas, correndo o risco de ser contaminado.
Durante anos, às terças-feiras, celebrei Missa na Basílica dos Mártires em Lisboa, na paróquia e freguesia que viu nascer este santo. Lá está, bem visível, um grande quadro com a foto do Frei que dali rumou aos dominicanos, sendo depois Arcebispo de Braga.Celebrar ali e olhar para o seu rosto também marcou a minha vida de padre.Em tempos de crise como o dele e o nosso, fazem falta figuras que surjam como luzes no meio de trevas e sombras. Ontem como hoje, a Igreja e o mundo precisam de profetas, gente simples e desprendida que saiba apostar no essencial: a salvação! Sim, uma salvação que também ajude a combater pobrezas e misérias humanas, que mantêm nas periferias e margens da história milhões e milhões de pessoas.
Valha-nos e inspire-nos S. Bartolomeu!

Tony Neves”

Últimos programas

Cuidados para Avós e Netos

Cuidados para Avós e Netos

O Dia dos Avós foi assinalado na sexta-feira, Dia de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. Esta semana conversámos sobre o lugar dos avós nas famílias, e sobre os cuidados que muitas famílias procuram para dar uma assistência mais digna e completa aos seus séniores....

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

Tivemos connosco Frei Fernando Ventura, que conhece bem São Tomé e Príncipe e as suas gentes. Fundou o Banco do Leite de São Tomé e Príncipe, que responde às necessidades de centenas de crianças, e está envolvido em vários projectos de apoio local. Não perca esta...