Formação Humana para Agentes Educativos em Moçambique

19 Ago, 2019

No dia 3 de agosto realizou-se a primeira sessão do módulo de Formação Humana para agentes educativos participantes no projeto Tchovar – Empurrar pela Educação de Infância nos Bairros de Maputo.

O módulo de Formação Humana visa desenvolver competências pessoais e sociais, consciência crítica e formação em valores, fundadores para a aquisição, consolidação e renovação de conhecimentos técnicos e pedagógicos a serem trabalhados na etapa seguinte da formação.

Esta formação abrange um total de 81 elementos da direção e agentes educativo, de dez estabelecimentos de educação de infância da cidade de Maputo e bairros periféricos, sendo eles: Amizade; Amor de Mãe; Khayusse; Nhelety; Pimpaliu; Pomba Branca; Vista Alegre; Florinhas do Aeroporto; Mamanas de Chamanculo; Pirulito.

Os principais objetivos do projeto são a melhoria no acesso equitativo a uma educação pré-escolar de qualidade, aumento das competências pedagógicas e de gestão escolar dos agentes educativos, contributo para uma maior perceção da importância da educação de infância na comunidade e para o efetivo reconhecimento da criança como um agente do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, e a promoção de investigação pedagógica de qualidade como base para a revisão da política pública.

O projeto Tchovar é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem como parceiros a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, a Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil e a Universidade Pedagógica de Moçambique.

Últimas notícias…