Oficinas de Educação Parental em Moçambique

19 Ago, 2019

No dia 17 de agosto, no âmbito do projeto Tchovar – Empurrar pela Educação de Infância nos Bairros de Maputo, realizou-se a primeira Oficina de Educação Parental, no estabelecimento de ensino pré-escolar Mamanas de Chamanculo, no bairro de Chamanculo C, com os temas Envolvimento Parental Pedagogia, destinada a pais e encarregados de educação beneficiários deste projeto. As Oficinas de Educação Parental visam reforçar as competências de parentalidade e uma maior participação na vida escolar das crianças.

A primeira oficina contou com a presença de 36 participantes, entre eles: Pais e Encarregados de Educação, Elementos da Direção, Agentes Educativos, Técnicas das Direcções Distritais do Género, Criança e Ação Social de Chamanculo e Kampfumo, Direcção Geral do Género, Criança e Ação Social Cidade de Maputo, Secretário de Bairro, Chefes de Quarteirão e colaboradores da FEC.

Esta iniciativa pretende contribuir para alcançar os principais objetivos do projeto, que passam por melhorar o acesso equitativo a uma educação pré-escolar de qualidade, aumentar as competências pedagógicas e de gestão escolar dos agentes educativos, contribuir para uma maior perceção da importância da educação de infância na comunidade e para o efetivo reconhecimento da criança como um agente do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, e promover investigação pedagógica de qualidade como base para a revisão da política pública.

O projeto Tchovar é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, cofinanciado pelo Camões I.P, e tem como parceiros a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, a Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil e a Universidade Pedagógica de Moçambique.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more