Exposição Uma Obra por Moçambique

4 Set, 2019

Até 22 de setembro está patente no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, a exposição Uma Obra por Moçambique, que reúne obras de vinte e quatro artistas plásticos portugueses, cujas receitas das vendas reverterão na íntegra para apoiar a reconstrução da Província da Beira, em Moçambique, afetada pelo ciclone Idai no passado mês de março.

A verba angariada será doada ao consórcio SOMOS MOÇAMBIQUE, constituído pelas organizações portuguesas FEC – Fundação Fé e Cooperação, Fundação Gonçalo da Silveira e VIDA que estão a trabalhar na região no apoio à reconstrução de espaços de acolhimento de crianças e suas famílias afetadas pela catástrofe natural, através de um acompanhamento técnico especializado.

A iniciativa nasceu da vontade da artista Sara Laborde de apoiar as populações daquela região moçambicana, oferecendo o seu trabalho como contributo. “Na altura, senti necessidade de ajudar. E, interroguei-me, sendo artista, como posso apoiar? Resolvi oferecer algumas das minhas obras, procurei juntar outros artistas que se identificassem com a causa e uma amiga, que conhece bem a FEC, a Fundação Gonçalo da Silveira e a VIDA, falou-me do consórcio SOMOS MOÇAMBIQUE e comecei a dar corpo a esta ideia”, conta a jovem artista de 23 anos.

A ela se juntaram Marina Albuquerque e Rita Félix na organização e mais de duas dezenas de artistas, que no passado dia 8 de setembro, inauguraram a exposição Uma Obra por Moçambique. 

A exposição está patente no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, de 8 a 22 de setembro, de segunda a quinta e domingo, das 11h às 24h, sexta e sábado, das 11h à 1h.

Últimas notícias…

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Decorre na Província de Maputo uma pesquisa sobre o Património Cultural local nas suas diferentes expressões artísticas: artesanato, jogos tradicionais e literatura oral. Dados preliminares revelam um espólio rico do artesanato tradicional, constituído...

read more
Oficinas de Educação Parental em Moçambique

Oficinas de Educação Parental em Moçambique

No dia 17 de agosto, no âmbito do projeto Tchovar - Empurrar pela Educação de Infância nos Bairros de Maputo, realizou-se a primeira Oficina de Educação Parental, no estabelecimento de ensino pré-escolar Mamanas de Chamanculo, no bairro de Chamanculo C, com os...

read more