FEC promove formação pedagógica de artesãos em Moçambique

3 Out, 2019

No âmbito do projeto Tchovar: Empurrar pela Educação de Infância nos Bairros de Maputo, teve início no dia 2 de setembro a formação pedagógica aos artesãos do Mozarte – Centro Juvenil de Artesanato, em Maputo.

A formação pedagógica aos artesãos visa o aumento dos conhecimentos técnicos aplicados à construção de materiais pedagógicos, uma maior diferenciação profissional no trabalho que criam, tendo em vista, artesãos mais sensíveis a ambientes de aprendizagens seguros, responsivos e despertadores de curiosidade para a criança em idade pré-escolar.

A construção de baús pedagógicos promove a cultura e a utilização de matéria- prima moçambicana, traduzindo-se em 3 KITS: 1. Kit Jogos; 2. Kit de Expressões; 3. Kit Casa, em que cada Kit corresponde a áreas específicas de aprendizagem que devem ser trabalhadas na educação pré-escolar tendo em vista o desenvolvimento da criança.

No total, a formação contou com a participação de 15 artesãos (7 mulheres e 8 homens), com uma taxa de 100% de assiduidade, nas 4 sessões realizadas.

A formação decorrerá em conjunto com visitas regulares da técnica gestora do projeto ao Mozarte para apoiar e orientar os artesãos na construção de recursos/materiais pedagógicos adequados e a troca de partilha entre a visão do projecto sobre a construção de recursos pedagógicos de qualidade como suporte do aprender a brincar e a visão artística de cada artesão.

O projeto Tchovar é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem como parceiros a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, a Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil e a Universidade Pedagógica de Moçambique.

Últimas notícias…

Conferência sobre a Primeira Infância em Maputo

Conferência sobre a Primeira Infância em Maputo

Nos dias 20 e 21 de novembro decorrerá em Maputo, na Universidade Pedagógica, a 1ª Conferência sobre a Primeira Infância. A FEC, no âmbito do projeto Tchovar pela Educação de Infância, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Camões, I.P., é parceira do evento e...

read more