Formação Pedagógica de Agentes Educativos

15 Nov, 2019

No dia 23 de novembro, teve início em Maputo a Formação Pedagógica de Agentes Educativas e Elementos da Direcção, onde cada formando do Projeto Tchovar elaborou, com recurso a materiais recicláveis e a técnicas expressivas (recorte, rasgagem, colagem, desenho), o seu próprio portfólio de formação.

Além de facultar a cada formando o seu próprio portfólio, a metodologia utilizada teve como objetivo permitir uma experiência de aprendizagem ativa, por experimentação e transformação de materiais reutilizáveis. Os formandos foram incentivados a usar a criatividade e a personalizar o seu portfólio. Houve depois uma reflexão conjunta sobre como as experiências ativas estimulam a aprendizagem efetiva e como podem ser postas em prática com as crianças dos estabelecimentos de educação pré-escolar com quem os formandos trabalham.

O Portfólio é um instrumento didático que centra a avaliação no itinerário de aprendizagens e trabalhos significativos de cada formando e do grupo.

O Projeto Tchovar é uma parceria da FEC (Fundação Fé e Cooperação), Khandlelo (Associação Para o Desenvolvimento Juvenil, Mozarte (Centro Juvenil de Artesanato), ESE-PF (Escola Superior e Educação de Paula Frassinetti) e Universidade Pedagógica, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e cofinanciamento do Camões, I.P..

Últimas notícias…