FEC conclui formação “Cultura e Tradição na Guiné-Bissau”

12 Fev, 2020

A FEC organizou, em Canchungo, na Guiné-Bissau, a 3.ª Edição da Formação “Cultura e Tradição da Guiné-Bissau em Contexto Educativo”, destinada a Professores do Ensino Básico e Educadores de Jardim de Infância.

Esta 3.ª Edição da Formação foi organizada em parceria com a Associação Guineense de Profissionais de Educação de Infância (AGPEI), e contou com 65 participantes oriundos das regiões de Cacheu, Oio, Bafatá, Tombali, Biombo e Secção Autónoma de Bissau. Para além da Formação em contexto de sala de aula, os formandos puderam usufruir de uma visita guiada ao “Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro” e ao Forte de Cacheu.

Os formandos expressaram o seu contentamento com a Formação pela oportunidade de aprenderem mais sobre a cultura, tradições e história da Guiné-Bissau.

Durante o evento de encerramento, que decorreu no passado sábado, dia 25 de janeiro, foram apresentadas dez peças de teatro pelos formandos. As performances incidiram sobre contos tradicionais da Guiné-Bissau, constantes do livro “Tempu di minineza”. Finalizando a atividade, foram entregues 65 certificados de aproveitamento.

A Formação decorreu no âmbito do Projeto “Cultura i nô balur”, um projeto desenvolvido pela FEC em parceria com a Universidade Católica da Guiné-Bissau, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a ENGIM Internazionale, a Associação de Escritores da Guiné-Bissau e a Afectos Com Letras ONGD, com financiamento da União Europeia na Guiné-Bissau, da Misereor e do Camões, I.P..O Centro de Estudos de Educação e Cultura (CEEC) nasceu do projeto Cultura i nô balur – Uma Estratégia de Educação para a Cultura na Guiné-Bissau, financiado pela União Europeia na Guiné-Bissau, a Misereor e o Instituto Camões – Cooperação Portuguesa Guiné-Bissau e desenvolvido pela FEC em parceria com a Universidade Católica da Guiné-Bissau, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a ENGIM internazionale, a AEGUI e a Afectos Com Letras ONGD.

Últimas notícias…

Maratona do Amor

Maratona do Amor

Maria Marques, gestora do projeto Pelotão 2030, em entrevista à Agência Ecclesia: Os alunos do agrupamento de Escolas da Damaia, na Amadora, estão hoje e amanhã a realizar uma «Maratona do Amor», para sensibilizar a comunidade docente e não docente contra a violência...

read more
Seminário sobre Educação em Bissau

Seminário sobre Educação em Bissau

A FEC e a Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB) realizaram o II Ciclo de Seminários do Centro de Estudos de Educação e Cultura (CEEC) no dia 6 de fevereiro, entre as 14h00 e as 18h00, no Salão da Cúria Diocesana de Bissau. O Seminário contou com a exposição de...

read more