“Livrotecas móveis” para distribuição na Província de Maputo, Moçambique

18 Mai, 2020

No âmbito do Projeto Raízes e Cultur@ foram construídas 25 “livrotecas móveis” para entrega a escolas públicas e comunitárias de educação de infância e ensino básico na Província de Maputo, abrangendo como beneficiários um total de 400 agentes educativos e 18.000 crianças.

Estas “livrotecas móveis” são compostas por livros destinados às crianças das escolas beneficiárias e foram produzidas por artesãos do Mozarte. Este modelo é inspirado nos tchovas que se encontram por todo o país. Tchova significa “empurrar” e o verbo é utilizado de forma metafórica no sentido de que a leitura ajuda a empurrar a vida para a frente.

mz, moçambique, raizes e cultura, livrotecas, livrotecas moveis

Artesãos da Mozarte responsáveis pela construção das “livrotecas móveis”

mz, moçambique, raizes e cultura, livrotecas, livrotecas moveis

Dr. Ludgero Gema, diretor da Mozarte

A atribuição destas “livrotecas móveis” é acompanhada de ações de formação aos educadores para que fiquem capacitados na sua dinamização, nomeadamente na dinamização da leitura e criação de histórias.

A entrega das “livrotecas móveis” e as formações serão realizadas logo que o Governo Moçambicano considere que estão reunidas as condições para a reabertura das escolas. Em Moçambique, assim como um pouco por todo o mundo, as escolas estão encerradas devido ao estado de emergência decretado em virtude da epidemia COVID-19.

mz, moçambique, raizes e cultura, livrotecas, livrotecas moveis

Aguarda-se a reabertura das escolas para a entrega de 25 “livrotecas móveis”

O Projeto Raízes e Cultur@ tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconómico através de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante, e é implementado pela FEC em parceria com a KhandleloMozarteIPEME entre outros Associados, e é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P..

 

 

Últimas notícias…

Bolsas de mestrado para docentes Guineenses – candidaturas

Bolsas de mestrado para docentes Guineenses – candidaturas

As candidaturas para seis bolsas de Mestrado em Lisboa, na área da educação, estarão abertas de 1 a 28 de julho de 2020 no âmbito do Programa PRECASE. Estas bolsas destinam-se a docentes Guineenses e são referentes ao ano letivo 2020/ 2021. As bolsas de Mestrado serão...

read more