Estreia do documentário VI(R)AGENS, seguida de debate | 18 de junho | 18h00
FEC e Associação Casa Velha lançam no próximo dia 18 de junho, às 18h00, o documentário VI(R)AGENS, realizado por Patrícia Pedrosa. À estreia segue-se o debate “Que VI(R)AGENS pós COVID-19?, com a participação dos eurodeputados Carlos Zorrinho, Graça Carvalho e José Gusmão, da investigadora Luísa Schmidt e do jovem ativista Pedro Franco. Inscreva-se aqui.
Programa do Evento | 18 Junho | 18h00
18h00 | Boas Vindas
18h05 | Exibição do Documentário VI(R)AGENS
18h30 | Debate “Que VIR(A)GENS pós-COVID-19?”
19h15 | Notas Finais e Encerramento
SINOPSE | Documentário VIR(A)GENS
O documentário VI(R)AGENS retrata histórias de resiliência e ativismo climático, em Portugal e Moçambique.
A simplicidade do quotidiano de cada protagonista revela ligações, dependências, viagens e viragens no curso das vidas que aqui vamos conhecendo.
Onde estamos? Para onde queremos ir? Como lá chegar?
Estas eram as três perguntas base do chamado diálogo de Talanoa, um dos instrumentos utilizados na preparação dos compromissos climáticos que cada país deveria adotar em 2020.
Limitar o aquecimento global a 1.5ºC parece ser impossível, mas o Almerindo, o Sr. Paulino, a Matilde o Pe. João, o Andrade, a Inês e o Manuel representam o (im)possível, revelando o Amor que os mobiliza a agir e a cuidar da Terra e da Comunidade. Juntos fazem do mundo um lugar de Cuidado, permitindo responder à missão assumida pelas Nações Unidas de não deixar ninguém para trás, neste Caminho que percorremos como Humanidade nómada de tenda às costas, onde todos e tudo está ligado. Movidos por esta missão comum, tantos homens, mulheres, comunidades se têm manifestado, virado as suas vidas, empenhado em alternativas concretas que mostram como o impossível se vai tornando possível para a humanidade.
O mundo entretanto parece suspenso. Impõe-se repetir com coragem e esperança: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como lá chegar? E se este tempo não nos diz ainda onde estamos nem como vamos, dá-nos a oportunidade única de descobrirmos e aprendermos juntos, para onde queremos ir e como lá chegar.
DEBATE | Que VIR(A)GENS pós-COVID-19?
A COVID-19 colocou o mundo em suspenso. Remeteu-nos para a individualidade das nossas casas. Porém, a partir do lugar de cada um, cruzaram-se lugares, histórias, vidas e acontecimentos, na aproximação que a era digital permite. O que acontece nas nossas vidas particulares tem paralelo com a realidade mundial. A crise pandémica cruza-se com os desequilíbrios económicos, sociais e ambientais, já antes vividos e agora acentuados.
Cruzando leituras, olhares e reações, o debate Que VI(R)AGENS pós COVID-19? pretende fazer uma reflexão e apontar alternativas de esperança na reconstrução da ordem social e económica pós COVID-19, partindo da perspetiva da crise climática.
Últimas notícias…
Feira do Brincar: onde a brincadeira é a coisa mais séria do mundo
Entre jogos populares e tradicionais, diferentes espaços lúdicos, pinturas e insufláveis, o campus da Universidade Eduardo Mondlane transformou-se, no dia 13 de junho, num lugar onde brincar era a coisa mais séria do mundo. A Feira do Brincar reuniu centenas de...
Workshops de exploração literária promovem jovens leitores na Guiné-Bissau
Chegou ao fim no passado dia 7 de junho, na região de Tombali, o ciclo de 27 workshops de exploração literária realizados pela FEC, na Guiné-Bissau. Os eventos aconteceram no âmbito do projeto Jovens leitores, financiado pela cooperação portuguesa, com o objetivo de...


