Atividades

Ao longo de 24 meses  – setembro de 2016 a agosto de 2018  – iremos promover um conjunto de atividades que nos permita consciencializar e desenvolver o entendimento crítico das interdependências glocais e reforçar o valor da coerência das políticas de desenvolvimento como eixo-central do Desenvolvimento Sustentável rumo a uma Vida Digna para todos/as, junto de decisores políticos, técnicos ministeriais/ funcionários públicos, redes de agentes locais, ONGD, estudantes e público em geral: os principais atores do desenvolvimento. Da Pesquisa ao Conhecimento e Capacitação; da Mobilização à Ação vamos colaborar com todos os atores de Desenvolvimento que estejam empenhados em promover o Desenvolvimento Sustentável. Conjuntamente com a rede de agentes locais iremos lançar novas bases de Investigação, Elaboração e partilha de Estudos de caso sobre a CPD. Mas porque queremos a participação de todos/as iremos lançar uma linha verde de CPD e disseminar uma Guia para a Ação Cidadã.

Postais Digitais

Junte-se a nós na promoção da CPD
e envie um postal digital aos nossos deputados europeus e nacionais.
Clique aqui.

Segurança Alimentar

Migrações

Alterações Climáticas

Segurança

Comércio e Financiamento

Academia

A apresentação CPD Academia é uma ferramenta ao serviço dos professores e também dos alunos que queiram saber mais sobre este tema. Trata-se apenas de um resumo, sendo que para aprofundar o tema tem um conjunto de outros materiais disponíveis neste portal.

Clique aqui para fazer o download da apresentação.

Ciclo de Conversas

“Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: Erradicação da Pobreza e promoção da prosperidade”
7 de setembro de 2017 – Auditório do Camões – I.P.

No âmbito do projeto “Coerência.pt: o Eixo do Desenvolvimento mais Justo, mais Digno, mais Sustentável”, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, o IMVF e a CIDSE irão dinamizar, no próximo dia 7 de setembro de 2017,  no Auditório do Camões, I.P., a segunda edição do ciclo “Conversas Coerentes”. O tema desta conversa será “Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: Erradicação da Pobreza e promoção da prosperidade”. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um plano de ação orientado para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Os ODS representam uma visão partilhada e uma responsabilidade coletiva no mundo que todos desejamos ter em 2030. A natureza integrada dos ODS exige que os governos e os principais intervenientes trabalhem de forma intersetorial, com diversos intervenientes, níveis da administração e prazos. Exige que se quebrem barreiras setoriais e que se reforcem instituições para facilitar políticas para a sua implementação que sejam coerentes e integradas, envolvendo toda a administração.

PROGRAMA (Provisório)

09h45 – Boas Vindas

10h00 – Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: Erradicação da Pobreza e promoção da prosperidade

  • Ana Paula Laborinho, Presidente, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua;
  • Ebba Dohlmanm, Conselheira Sénior, Coerência das Políticas para o Desenvolvimento Sustentável, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico;
  • Patrícia Magalhães Ferreira, investigadora & consultora;

12h00 – Debate

Consulte o Programa.

Entrada livre, sujeita a inscrição (até 5 de setembro).

Mais informações: cpdesenvolvimento.pt@gmail.com

Porque o Desenvolvimento é uma responsabilidade partilhada. Qual vai ser o seu papel?

Mais informações

Termos de Referência

Share This