Portugal

Educação, Conhecimento e Competências

 

“O sentir-me útil, estender a mão e segurar, amparar e encorajar fazem parte de mim e não consigo fazer nenhuma destas coisas que referi sem algo fundamental: o Amor. (…) O verdadeiro grito de liberdade de expressão deste Amor deu-se em mim no momento em que resolvi sair da minha zona de conforto, deixar tudo e partir, utilizando o tempo das minhas férias laborais de forma diferente do usual.”

Patrícia Santiago – voluntária em Angola através da Rede de Voluntariado Missionário

Boa Governação
e Advocacia

 

“Se às pessoas que não têm recursos lhes for concedido um espaço para elas cultivarem, seria uma forma de fazer o bem. (…) Além das vantagens para o meio rural, o consumidor teria acesso a produtos com mais qualidade. Seria óptimo.”

Fernando Ferreira – autarca local

Cidadania Global e Direitos Humanos

 

“Ainda há dias, uma senhora me disse: (…) – Olhe, os seus nabos têm mesmo cheiro a nabo. A gente às vezes compra e não têm cheiro nenhum. E eu expliquei-lhe: Devem ter, eles não têm nada que lhes possa tirar o cheiro. Não levaram nada, senão um bocadinho de estrume do gado.”

Piedade Oliveira – produtora local in capítulo Viver a Terra do livro “5 Histórias de Vida aTerra”

Organizações de inspiração cristã integram a Rede de Voluntariado Missionário

Voluntários das organizações membro da Rede de Voluntariado Missionário partiram em missão

Pessoas participaram na Caminhada pela Mudança

Adolescentes e jovens dinamizaram Clubes à Mesa em 5 escolas portuguesas

Lisboa

Porto

Santa Maria da Feira

Ourém

Faro

Coimbra

O nosso trabalho em Portugal

Capacitação de Voluntários

A Rede de Voluntariado Missionário é constituída por mais de 60 organizações de inspiração cristã que desde 1988 enviam voluntários para outros continentes, sobretudo para a África lusófona, Brasil e Timor Leste. Os Voluntários Missionários são todos os leigos que, em ligação com uma das entidades associadas a este movimento, querem trabalhar em projetos de cooperação ou evangelização com a Igreja Católica.

Direitos da Criança

O projeto “Crianças com Direitos” aposta na elaboração de materiais didático-pedagógicos (nas vertentes artísticas da literatura, música e fotografia) e na conceção de materiais de comunicação / sensibilização, baseados em histórias reais, narradas e protagonizadas por crianças portuguesas e guineenses que retratam a forma como o acesso aos seus direitos lhes é facilitado ou vedado. Este projeto encontra-se alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

z

Desenvolvimento Local e Advocacia Social

O projeto aTerra da FEC em parceria com a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, Ourémviva e ACTUAR, capacita e integra pequenos agricultores e produtores, mobilizando cerca de 700 jovens e dinamizando redes locais para o desenvolvimento sustentável, em Ourém e Fátima, mas também em redes nacionais e internacionais.

Últimas notícias dos nossos projetos em Portugal

Mudar vidas, ao microfone e no apoio a causas sociais

Entrevista a José Coimbra, Padrinho da Campanha Presentes Solidários 2018  José Coimbra, animador de rádio da RFM, é Padrinho da Campanha Presentes Solidários 2018 da FEC. Com voz terna e a boa disposição que o caracteriza, falou com a e-NCONTROS  sobre o passado e o...

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

Projeto Coerência.pt desconstrói mitos sobre temas globais

A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) diz-nos que as políticas da União Europeia e dos seus Estados-membros em todas as áreas de intervenção – Migrações, Segurança, Alterações Climáticas, Segurança Alimentar e Nutricional e Comércio e...

Alice Vieira: há sempre qualquer coisa para matar a leitura. E ela vai continuando

Para Alice Vieira não há tempo para estar parada. A escritora percorre escolas, participa em encontros e é reconhecida e acarinhada pelos seus leitores há diferentes gerações. Nesta entrevista à e-NCONTROS, conta-nos acerca do seu quarto livro de poesia e da biografia da Condessa de Ségur, que em breve nos dará a conhecer.

A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento em debate, no encerramento do projeto Coerência.PT

No passado dia 29 de junho, a sessão de encerramento do projeto Coerência.pt juntou na Fundação Cidade de Lisboa especialistas e interessados na relação entre políticas e o desenvolvimento. Sob o mote Reflexão e ação para o desenvolvimento global, cerca de sete dezenas de participantes presenciaram os diferentes painéis de oradores que, a partir de diferentes dimensões e perspectivas, tentaram lançar luz sobre a forma como a elaboração de políticas em diferentes áreas e os esforços de desenvolvimento estão intimamente ligados.

Share This