Sobre o prémio

O Prémio Literário de Contos Infantis Njinguiritane tem como objectivo promover hábitos de leitura e escrita em literatura Infanto-juvenil e estimular a produção de trabalhos e de oportunidades para novos talentos e para autores moçambicanos através de contos infantis inéditos em língua portuguesa.

Os trabalhos serão destinadas a um público Infanto-juvenil e devem abordar algum, ou vários, dos seguintes temas: Paz, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, Género, Necessidades Educativas Especiais, Direitos da Criança, Educação Cívica.

Serão atribuídos dez (10) prémios e após a selecção destes, será aberto um novo concurso de ilustrações para complementar estes trabalhos.

As candidaturas dividem-se em duas categorias:

  • Categoria 1: Crianças e adolescentes moçambicanos [dos 10 aos 17 anos de idade], singulares ou em grupo de até máximo de três (3) elementos.
  • Categoria 2: Adultos moçambicanos singulares.

Regulamento

O Njinguiritane – Prémio Literário de Contos Infantis insere-se no âmbito do Projecto Raízes e Cultura – Empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana, coordenado pela FEC | Fundação Fé e Cooperação (ONGD portuguesa), e pela AEMO| Associação de Escritores Moçambicanos. Este Projecto é financiado pela União Europeia [CSO-LA/2018/397-491] e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

CONSULTAR REGULAMENTO COMPLETO AQUI (PDF)

Como concorrer

Antes de preencher o formulário abaixo (de acordo com a categoria a que pertence), deverá primeiro fazer o download e preencher a Declaração de Conformidade (PDF) disponível aqui.. No final do formulário seguinte deverá fazer o upload desta declaração devidamente preenchida.
Categoria 1: Crianças e adolescentes moçambicanos [dos 10 aos 17 anos de idade]
Categoria 2: Adultos moçambicanos singulares

Notícias

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Estudo revela património cultural da Província de Maputo

Decorre na Província de Maputo uma pesquisa sobre o Património Cultural local nas suas diferentes expressões artísticas: artesanato, jogos tradicionais e literatura oral. Dados preliminares revelam um espólio rico do artesanato tradicional, constituído...

FEC lança Prémio Literário de Contos Infantis em Moçambique

FEC lança Prémio Literário de Contos Infantis em Moçambique

No âmbito do projeto Raízes e Cultur@, financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P., teve lugar no dia 6 de agosto, na E.P.C. Amílcar Cabral, em Maputo, o lançamento do NJINGUIRITANE - PRÉMIO LITERÁRIO DE CONTOS INFANTIS. Este Prémio tem como objetivo promover...

Financiadores e Parceiros

Financiadores

ESTE PROJETO É FINANCIADO PELA UNIÃO EUROPEIA

Parceiros

FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO

KHANDLELO – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO JUVENIL

AEMO
ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOÇAMBICANOS

AEGUI
ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES DA GUINÉ-BISSAU

MOZARTE

IPEME
INSTITUTO PARA A PROMOÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

UCP – PORTO
ÁREA TRANSVERSAL DE ECONOMIA SOCIAL