Alternativas: experiências locais para uma transformação global

Portugal | outubro de 2016 a setembro de 2018

Parceiros

  • COOLABORA – Intervenção Social, CRL
  • Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (ESECS – IPL)
  • Rede Inducar, CRL
  • FEC – Fundação Fé e Cooperação

Financiadores

  • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Promotor

  • Fundação Gonçalo da Silveira

PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS…

Vivemos num tempo em que a reflexão e a proposta de práticas alternativas numa sociedade global que se quer mais solidária, justa, inclusiva e sustentável se encontram no centro do debate atual. Constatamos, no entanto, que persistem dificuldades em ligar de forma significativa o global e o local; que se mantém um relativo desconhecimento face às iniciativas locais alternativas existentes e pouca reflexão e pensamento em torno do impacto das mesmas a nível local e global; que existe uma excessiva centralização das respostas e da reflexão sobre estas matérias nos contextos urbanos; que nos seus processos pedagógicos, a Educação para o Desenvolvimento ainda incorpora pouco as experiências alternativas concretas como ferramenta e conteúdo preferencial desses processos; e que persiste um certo afastamento entre o trabalho desenvolvido pelas ONGD e pela restante sociedade civil.

É neste contexto e com a expetativa de dar um contributo na resposta a estes desafios, que surge o projeto Alternativas: experiências locais para uma transformação global. Pensado, concebido e desenhado em parceria, num processo participativo, este projeto será desenvolvido tirando partido das potencialidades e know how específicos de cada uma das organizações envolvidas, já que reúne e coloca a trabalhar em conjunto 2 ONGD com uma elevada experiência ao nível da Educação para o Desenvolvimento/Educação para  a Cidadania Global, 1 cooperativa de intervenção social com ação local, 1 cooperativa de formação e capacitação com ação nacional e internacional e 1 instituição do ensino superior da área da educação.

Partindo desta complementaridade, o projeto pretende reforçar a reflexão em torno da mudança sistémica e da transformação global, indo ao encontro de propostas alternativas, a partir da experiência concreta de Iniciativas Locais de Mudança (ILM)[1], identificando-as, mapeando-as, apresentando-as e propondo um trabalho conjunto de reflexão acerca do tema, bem como uma abordagem pedagógica a partir do conhecimento e saberes adquiridos ao longo do processo. Um dos grandes potenciais deste projeto centra-se, por isso, na capacitação e aprendizagem contínuas, com base em princípios e valores de justiça social e sustentabilidade económica, social e ambiental.

E como o pretendemos fazer? Através de uma abordagem à medida da realidade das organizações e projetos envolvidos, e segundo uma metodologia não formal e informal, como parte integrante do processo de capacitação transversal e de aprendizagem contínua que este projeto representará, nomeadamente através de/a:

processos de reflexão conjuntos sobre as visões e os conceitos de transformação social à escala global;

análise e trabalho conjunto com iniciativas locais alternativas e promoção da reflexão sobre o seu impacto na transformação social à escala global;

ações de capacitação dirigidas a outros educadores/as, ligados ao contexto formal, a ONGD e a outras organizações da sociedade civil;

disponibilização de informação e elaboração de produtos e recursos formativos e pedagógicos a partir do conhecimento e saberes adquiridos ao longo do processo.

Os meios humanos previstos para a execução da presente proposta assentam numa equipa de projeto plural e multidisciplinar, cujas sinergias e complementaridades são uma das grandes mais-valias desta candidatura: 1 técnico da FGS imputado a 60%; 1 técnico da ESECS-IPL imputados a 15%; 1 técnico da COOLABORA imputado a 15%; 1 técnico da FEC imputado a 15%; acompanhamento do projeto por parte de 1 colaborador da Rede INDUCAR. Finalmente, e para além destas, estão também previstas colaborações pontuais para: apoio técnico multimédia; conceção e facilitação das sessões de capacitação e experimentação; trabalho de terreno com as ILM; design gráfico; apoio financeiro e contabilístico.

[1] Entendemos por Iniciativas Locais de Mudança (ILM) as experiências locais de base comunitária que apresentam propostas concretas válidas, exequíveis e coerentes para uma maior justiça social, participação e sustentabilidade à escala local e global. São iniciativas que procuram ser económica, social, cultural e ambientalmente sustentáveis e que têm uma visão integrada e global do mundo. Apoiam, por isso, a transição para um mundo e modelos de sociedade e economia mais sustentáveis e equitativos, apresentando outras formas de pensar e agir face às necessidades sociais, culturais e económicas dos nossos tempos. São também experiências que não se fecham em si mesmas, mas que têm a capacidade de refletir criticamente sobre as suas práticas à escala local e global e que, por isso, são experiências passíveis de serem replicadas e de serem alvo de reflexão acerca das alternativas existentes com impacto na transformação a nível global.

Como atividades centrais destacamos a reflexão conceptual conjunta sobre os processos de transformação global; a identificação e mapeamento nacional de potenciais ILM; o trabalho de terreno com as 4 ILM identificadas; as sessões conjuntas de capacitação e envolvimento das ILM no trabalho realizado; a elaboração de recursos formativos e pedagógicos (4 estudos de caso, 4 storyboards; 1 produto final integrado; 1 recurso interativo pedagógico); as sessões de experimentação do recurso interativo pedagógico criado; o Seminário de disseminação dos resultados do projeto; assim como todo o trabalho transversal de divulgação do projeto e dos seus resultados.

Nas atividades serão diretamente envolvidos: 4 Iniciativas Locais de Mudança (ILM); 120 intervenientes em ILM; 30 educadores/as; 3 projetos/redes de trabalho colaborativo no âmbito da transformação social.

Notícias do projeto

Iniciativas Locais de Mudança

No âmbito do projeto “Alternativas – experiências locais para uma transformação global”, estamos a realizar um mapeamento de Iniciativas Locais de Mudança, com vista a propor e disseminar alternativas para a transformação social, em prol da construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável, bem como a fortalecer a reflexão e aprendizagem sobre os valores, as atitudes e os comportamentos que levam à mudança social.

Queremos…

Promover processos de mudança social com vista à construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável.

Principais Atividades

R

Iniciativas Locais de Mudança (ILM)

Mapeamento de potenciais ILM
Análise e seleção de 4 ILM
Apresentação do projeto e estabelecimento de compromissos com 4 ILM
Trabalho de terreno
com as 4 ILM
Definição dos critérios de seleção das ILM

R

Formação

Sessão conjunta de capacitação e planeamento do trabalho
Sessão conjunto de partilha de resultados e validação dos produtos
Processo de reflexão acerca dos princípios e valores para uma transformação social global
Divulgação do projeto e partilha dos seus resultados
Seminário de disseminação dos resultados do projeto

R

Materiais

Realização de um produto final
Criação de um recurso interativo pedagógico
Experimentação do recurso interativo pedagógico
Criação de uma linha gráfica para o projeto
Criação e dinamização de uma plataforma online

Com quem trabalhamos

Iniciativas Locais de Mudança (ILM)
Educadores/as
Redes de trabalho colaborativo

APOIE ESTE PROJETO

Share This