Coerência.pt - o eixo do desenvolvimento mais justo, mais digno, mais sustentável

Portugal | setembro 2016 a agosto de 2018

Parceiros

  • Instituto Marquês de Valle Flor
  • CIDSE

Financiadores

  • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) diz-nos que as políticas da União Europeia e dos seus Estados-membros em todas as áreas de intervenção – segurança e soberania alimentar, comércio e finanças, migrações, alterações climáticas, segurança – devem ser formuladas de forma a contribuírem para o desenvolvimento dos Países em Desenvolvimento.

A União Europeia afirma: “Ao assegurar a coerência das políticas para promover o desenvolvimento, a UE pretende integrar os objetivos do desenvolvimento em todas as políticas que possam afetar os Países em Desenvolvimento e, assim, minimizar contradições e gerar sinergias entre diferentes políticas europeias, de modo a beneficiar esses países e melhorar a eficácia da cooperação para o desenvolvimento.”

Na última década temos assistido a uma afirmação legislativa cada vez mais evidente na prossecução de objetivos de desenvolvimento sustentáveis, alicerçados numa agenda de Direitos Humanos.

Temos verificado que a UE e os seus Estados-membros estão cada vez mais empenhados em garantir que as medidas legislativas que adotam não são contraditórias com os esforços de Desenvolvimento e da erradicação da pobreza.

Mas para além dos progressos notórios, também os desafios se têm intensificado e é necessário reforçar o empenho de todos os atores do Desenvolvimento em garantir um mundo mais justo, mais digno e mais inclusivo.

É nesta linha de pensamento que a FEC – Fundação Fé e Cooperação, o Instituto Marquês de Valle Flor e a CIDSE se juntaram para implementar o projeto “COERÊNCIA.PT: o eixo do desenvolvimento mais justo, mais digno, mais sustentável”.

Juntos, com os atores do Desenvolvimento, esperamos contribuir para a consciencialização e mobilização dos cidadãos e das redes de agentes locais das áreas temáticas na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da sua participação ativa na defesa e promoção da CPD e igualmente contribuir para o reforço do conhecimento e da aplicação da CPD ao nível dos decisores políticos e técnicos ministeriais, e redes de agentes locais em particular nas áreas de: segurança alimentar; migrações; segurança; alterações climáticas; comércio e finanças.

Ao longo de 24 meses iremos promover um conjunto de atividades que nos permita consciencializar e desenvolver o entendimento crítico das interdependências globais e reforçar o valor da coerência das políticas de desenvolvimento como eixo-central do Desenvolvimento Sustentável rumo a uma Vida Digna para todos/as, junto de decisores políticos, técnicos ministeriais / funcionários públicos, redes de agentes locais, ONGD, estudantes e público em geral: os principais atores do desenvolvimento.

Da Pesquisa ao Conhecimento e Capacitação; da Mobilização à Ação vamos colaborar com todos os atores de Desenvolvimento que estejam empenhados em promover o Desenvolvimento Sustentável.

Conjuntamente com a rede de agentes locais iremos lançar novas bases de Investigação, Elaboração e partilha de Estudos de caso sobre a CPD. Mas porque queremos a participação de todos/as iremos lançar uma linha verde de CPD e disseminar uma Guia para a Ação Cidadã.

Junte-se à nossa rede de parceiros locais. Envie-nos um email para: cpdesenvolvimento.pt@gmail.com

Notícias do projeto

Projeto Coerência.pt desconstrói mitos sobre temas globais

A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) diz-nos que as políticas da União Europeia e dos seus Estados-membros em todas as áreas de intervenção – Migrações, Segurança, Alterações Climáticas, Segurança Alimentar e Nutricional e Comércio e...

ENTREVISTA COERENTE COM SANDRA LIMA COELHO

Sandra Lima Coelho | Docente da Católica Porto Business School  | Associação Diálogo Acontece Poderá o Comércio Justo ser uma ferramenta para o desenvolvimento e um modelo comercial de luta contra as desigualdades? Nas sociedades modernas, a comercialização de...

ENTREVISTA COERENTE COM ANA PAULA FERNANDES

Ana Paula Fernandes | Chefe de Unidade de Prospetiva, Relações Globais e Reforma de Políticas, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) 1 - Que inovações gostaria de destacar no financiamento do desenvolvimento, nos últimos anos? A nova...

Queremos…

Consciencializar e desenvolver o entendimento crítico das interdependências globais e reforçar o valor da coerência das políticas de desenvolvimento como eixo-central das políticas de desenvolvimento.

Principais Atividades

R

Pesquisa e Formação

Identificação de Redes de agentes locais nas áreas de segurança alimentar, migrações, segurança, alterações climáticas, comércio e finanças
Promoção de encontros sectoriais
Renovação e atualização em Portugal do portal coerência.pt
Disseminação dos conteúdos formativos e informativos
Investigação, elaboração e partilha de cinco novos Estudos de caso (Migrações, Alterações Climáticas, Segurança e Soberania Alimentar, Segurança e Comércio e Finanças) através da identificação de oportunidades pelas redes das áreas referidas
Testemunhos de CPD
Apresentação de Estudos de caso nos seminários do programa Doutoral do ISEG – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina

R

Conhecimento e Capacitação

Guia de Sobrevivência
Talk to Talk temáticos
Linha Verde CPD

R

Mobilização e Ação

Suportes digitais de advocacia social
“Chamada para a Ação” – guia para ação cidadã
Spots para Divulgação
Emissão do Programa Luso Fonias 
Produção, disseminação e entrega de Petição sobre aplicação das CPD

R

Gestão, Avaliação e Monitoria

Implementação de um processo de gestão co-partilhado
Estratégia de comunicação e visibilidade 
Avaliação, monitoria e auditoria

Com quem trabalhamos

Decisores políticos nacionais e europeus

Técnicos de Administração Pública

Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento

Redes de Agentes Locais

Público em geral

Newsletter…

APOIE ESTE PROJETO

Share This