Navegação
Relatório de Atividades | Programa de apoio à reforma do sistema educativo (PARSE)
335
post-template-default,single,single-post,postid-335,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.4.1,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Programa de apoio à reforma do sistema educativo (PARSE)

Educação de Qualidade na Guiné-Bissau

O Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo tem como objetivo promover o aumento e a qualidade de oportunidades de acesso a uma educação formal de qualidade, em parceria com o Ministério da Educação e Ensino Superior.

Engloba formação e assessoria técnica a quatro direções do Ministério, formação em língua portuguesa, formação de recursos humanos de educação de infância e do ensino básico e a assessoria aos coordenadores do ensino básico e ensino secundário, bem como, formação especializada em gestão e administração escolar para os elencos diretivos das escolas.

Impacto



Total de 611 Rescursos Humanos em formação




3.206 horas de formação incluindo formações de formadores em contexto escolar e tutorias a coordenadores



Programa de rádio semanal em Língua Portuguesa, gravado e emitido na Rádio Sol Mansi, versando sobre os temas relacionados com o género, a deficiência e a educação ambiental.

248 horas de Assessorias a quatro direções-gerais do Ministério da Educação, e 6 sessões de trabalho com três grupos locais



Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE)
Inspeção Geral da Educação (IGE)
Direção Geral do Ensino (DGE)
Gabinete de Estudos, Planeamento e Avaliação do Sistema Educativo (GEPASE);




Aproximadamente 40.000 beneficiários finais ligados nas escolas

Aproximadamente 50.000 beneficiários finais nas comunidades de sensibilização

Testemunhos

“Achei o curso bastante interessante, corrigindo os erros que dantes cometíamos quando falávamos o Português. Por outro lado, também nos permitiu melhorar a qualidade da prestação de serviços nas nossas instituições. Eu gostaria que, no entanto, esse curso tivesse continuidade mais tarde.”


Sependa Sá, Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social
sobre curso DE PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

“Gostei muito da formação porque adquiri novos conhecimentos que irão contribuir na melhoria da gestão da minha escola. Até porque já comecei a pôr na prática os conhecimentos adquiridos na formação GAE. O formador estava muito bem preparado com conhecimentos e competências técnicas pedagógicas de gestão e uma boa metodologia. O material usado (suporte teórico) também é bom, contribuiu bastantemente este ano na melhoria do meu trabalho enquanto director.”


Ângelo Domingos Lopes, diretor da Escola São Francisco Xavier em Bafatá
Sobre FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DE ELENCOS DIRETIVOS

Entrega de Diplomas

Onde


Guiné-Bissau

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Outras Atividades dentro do mesmo eixo estratégico