Mensagem da Direção

 

ARRISCAR SER MAIS E MELHOR

Jorge Líbano Monteiro | Presidente do Conselho de Administração da FEC

Ao longo do ano de 2018, foram mais de 300.000 pessoas e 718 organizações, que desde a formação humana e profissional, à capacitação, empoderamento e consciencialização de comunidades, se cruzaram connosco em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. Números impressionantes que revelam a dinâmica e organização atual da Fundação, e que ganham sentido quando nos confrontamos com as histórias de vida que vamos acompanhando, de quem trabalha na FEC e de quem participa nos diferentes programas, e o impacto transformador de pessoas, famílias, escolas e comunidades que a ação da FEC tem promovido. Um impacto que confirma que o trabalho em prol do desenvolvimento não é fruto de impulsos e projetos pontuais e de grande visibilidade e reconhecimento, mas é fruto de uma presença continuada, da resiliência, da proximidade e do conhecimento da realidade, e de uma companhia que se integra na vida daqueles que connosco trabalham. Uma companhia que cria a confiança necessária para reconhecer as fragilidades (pessoais e organizacionais) e para aceitar os desafios para fazer diferente, para arriscar ser mais e melhor. É desta forma que procurámos estar ao longo de 2018, apostando sempre nas pessoas e sabendo, como refere o Papa Francisco, que o bem frutifica sempre para além do que é possível constatar; provocando, no seio desta terra, um bem que sempre tende a difundir-se, por vezes invisivelmente. Perceber a história da FEC, é por isso conhecer as histórias de bem, histórias de vida de tantos que connosco caminham, histórias de entrega, de superação pessoal e de fidelidade à missão. Uma palavra final de profundo agradecimento a todos os colaboradores, parceiros, financiadores e voluntários que acreditam na FEC e nos possibilitam ir mais longe na construção de uma sociedade mais justa e humana.

 

ACREDITAR, AINDA E SEMPRE, NAS PESSOAS

Susana Réfega | Diretora Executiva da FEC

Em 2017, quando iniciámos a implementação do atual Plano Estratégico da FEC, um dos novos eixos estratégicos passou a ser o da Cidadania Global e Direitos Humanos. Tratava-se de uma nova aposta, numa área em que tendo já a FEC algum trabalho feito, sentíamos que ainda havia muito caminho a percorrer. Poderia parecer uma área menos prioritária face a outras com inegável premência, como educação, saúde, segurança alimentar, e um trabalho menos tangível em que medir impacto é sempre um enorme desafio. E no entanto, estávamos convictos que esta aposta era necessária para alargar o número daqueles que, connosco, acreditam que é possível combater todas as formas de pobreza, alcançar a justiça social no respeito pelos direitos humanos. O Relatório de Atividades da FEC de 2018 mostra bem que não hesitámos em avançar nesse caminho e que hoje são vários os projetos e iniciativas na FEC que visam mobilizar pessoas para um maior compromisso de cidadania global que seja transformador, não apenas para as suas vidas, mas para as comunidades onde se encontram e para o planeta. Seria mais fácil construir infraestruturas, distribuir equipamentos, realizar eventos, mas a nossa aposta em mais de 25 anos de existência tem sido apostar nas pessoas. Apostar na energia e vontade de transformação. Apostar sede de conhecimento e educação. Apostar no sentido de justiça. Apostar na enorme resiliência de crianças, jovens, homens e mulheres em contextos difíceis. Apostar em pessoas concretas com que trabalhamos todos os dias e que trazem consigo conhecimento, competências, mas acima de tudo valores e sonhos. Como imagem forte de 2018, guardo na memória o rosto e as palavras daquelas mulheres que, com coragem e determinação, participaram na manifestação organizada pelo nosso parceiro Mosaiko nas ruas de Luanda com o mote “Acesso à Justiça – Um direito, várias conquistas”. Exemplo eloquente de uma cidadania que se exprime e se concretiza dia após dia. No ano em que celebrámos o centésimo aniversário de Nelson Mandela; convido-vos a ler cada página deste relatório de atividades tendo como pano de fundo uma das suas frases com que nos contínua a inspirar “Um vencedor é um sonhador que nunca desiste”.

Convidamo-lo a viajar connosco pelo ano de 2018 através dos eixos estratégicos de transformação social definidos este ano e até 2021