Chapa Othukumana

9 Dez, 2016

O chapa (chapa significa transporte coletivo) do PROJETO OTHUKUMANA I JUNTOS serve para acomodar e transportar os materiais lúdicos dos BAÚS PEDAGÓGICOS do PROJETO, mas serve também para as crianças brincarem.

É construído a partir de caixas de cartão recicladas e transformadas pelo pintor moçambicano Xavito.

O Jardim infantil Santo António de Unango, localizado em Mbemba, distrito de Sanga, é uma das 20 instituições da Diocese Católica de Lichinga (Niassa-Moçambique) que integram as atividades de capacitação do PROJETO OTHUKUMANAIJUNTOS.
Este Jardim infantil recebeu o seu chapa carregadinho de novos materiais pedagógicos, para o próximo ano letivo, em 21 de Novembro.

Depois de cumprir a sua função de acomodação e transporte de materiais dos BAÚS PEDAGÓGICOS para os Jardins de Infância e escolinhas da Diocese Católica de Lichinga, o CHAPA OTHUKUMANA transforma-se, ele próprio, em material lúdico!

Com quase nada… de forma sustentável é possível, simultaneamente, promover a organização, a criatividade, o sentido estético e funcionalidade dos materiais.

O material lúdico e didático que compõe os BAÚS PEDAGÓGICOS favorece o desenvolvimento de competências essenciais em diferentes áreas do desenvolvimento, a descoberta e estruturação de conhecimentos em situações concretas, a cooperação entre crianças e entre crianças e adultos.

Estes materiais replicam Boas Práticas em Educação de Infância da FEC, na Guiné Bissau e são construídos, maioritariamente, por artesãos locais como forma de apoiar as frágeis economias das famílias e comunidades.

O projeto Othukumana I Juntos é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…