Histórias de Mudança – Teresa Nazareth

12 Dez, 2016

Teresa Nazareth
Investigadora em Saúde Pública

Teresa Nazareth, Investigadora em Saúde Pública e mãe nasceu no Porto e vive em Lisboa há 6 anos.
(Pre)ocupada com o mundo, sobretudo desde o nascimento do Bernardo.

Sempre foi atenta e atenciosa para com o mundo, mais ou menos conscientemente, mas foi com o nascimento do seu primeiro filho, Bernardo, que ficou absolutamente desperta.

A responsabilidade de trazer alguém ao mundo aliou-se à de ser colaboradora desse mesmo planeta. É nessa perspectiva que se disponibiliza para aprender mais e melhor para poder educar melhor e ser exemplo, mais do que em palavras, em posturas e atitudes.

Apercebeu-se que iriam surgir novos rituais e deu espaço para repensar os antigos. E do zero chegaram pequenas mudanças que foram crescendo e atraindo outras, das fraldas reutilizáveis à alimentação biológica. Uma reviravolta nos pais e para o bebé.

Teresa afirma que é muito mais fácil do que parece, basta apurar o contexto das coisas que consumimos e pensarmos nelas a longo prazo. Com o lixo que fazemos, por exemplo. Quando o tiramos de casa, vai para algum lugar e acumula noutro. Nem nos apercebemos mas por norma consumimos coisas a mais, coisas de que não precisamos. E geralmente coisas que demoram muito muito tempo a decompor-se. É pensar nisso e em como reduzir a nossa pegada ecológica, isto é, em não deixar um rasto físico em todos os sítios por onde passamos.

Se formos realmente conscientes sobre a origem e o fim daquilo que compramos, recebemos e tudo o que nos passa pelas mãos, é impossível não agirmos melhor em relação a isso. Apercebemo-nos da nossa responsabilidade e tornamo-nos mais sustentáveis, isto é, muito provavelmente vamos consumir menos e sobretudo melhor.

Teresa alerta para o facto de tudo estar ligado, a forma como tratamos o planeta vai reflectir-se no que ele nos dá. Não é preciso entrar em extremismos e abdicar de tudo, pelo contrário, é cuidar mais para sermos melhor cuidados, no fundo, exigir um estilo de vida melhor, até ao fim. Basta acolher a mudança mesmo que dê trabalho e, por vezes, investir um bocadinho mais, atitudes que vão ganhando sentido a longo prazo. Por norma a mudança não é assim tão extrema e o retorno é indiscutível e incontornável. Teresa dá-nos o exemplo de um cabaz de legumes e fruta biológicos que começou a encomendar e que não só sustenta um agricultor de pequena escala, como uma produção sem químicos e por isso uma terra mais fértil e ainda lhe dá uma maior qualidade e variedade (porque respeita a sazonalidade dos alimentos) na alimentação da sua família.

Não se trata de ser 100% ecológicos, o desafio passa por estarmos abertos à mudança, por mais pequenina que seja. Não se trata de sermos exímios na forma como fazemos as coisas mas por pensá-las a longo prazo, fazê-las bem, à nossa medida, e sobretudo saboreá-las e tirar o melhor partido delas, com a nossa família. De casa e do mundo.

Outras Histórias de Mudança

Histórias de Mudança

Histórias de Mudança

Mudança de estilos de vida – quando mudei? porque mudei? desafio-te a…Estas foram as questões de partida lançadas pelo projeto Juntos pela Mudança para a realização de dez histórias de vida, ao longo dos últimos meses, sob a responsabilidade da realizadora Patrícia Pedrosa.

Histórias de Mudança – Maria Meneses

Histórias de Mudança – Maria Meneses

Maria Meneses, 27 anos Apaixonada pela vida e em busca da liberdade Aos 25, descobriu que havia um nome para o que vive: sustentabilidade Devido a graves complicações no parto, a Maria nasceu com paralisia cerebral. Os médicos chegaram a pedir aos pais para se...

Histórias de Mudança – Dulcineia Carvalho

Histórias de Mudança – Dulcineia Carvalho

Dulcineia Carvalho, Licenciada em filosofia, bibliotecária, voluntária, casada Nasceu em S. Tomé e Príncipe e veio para lisboa há 8 anos Tem uma alegria contagiante, bem disposta por natureza, sensível aos outros, à natureza e aos seus ritmos, bem como aos ritmos...

Histórias de Mudança – Christophe Nothomb – GASAP

Histórias de Mudança – Christophe Nothomb – GASAP

Christophe Nothomb Rede GASAP - Groupe d’Achat Solidaire de l’Agriculture Paysanne - Grupo de Compras Solidárias de Agricultura Camponesa Repensar o consumo para um sistema alimentar mais justo, saudável e sustentável Podemos sempre fazer alguma coisa para contribuir...

Histórias de Mudança – Pe. Joaquim Samuel Ribeiro Guedes

Histórias de Mudança – Pe. Joaquim Samuel Ribeiro Guedes

Joaquim Samuel Ribeiro Guedes 50 anos, 22 deles ao serviço do concelho de Paços de Ferreira Padre e empreendedor social Samuel Guedes, ainda antes de ser ordenado padre, já tinha trabalhado na Secretaria Geral da Diocese do Porto e sido, também, Notário do Tribunal...

Histórias de Mudança – Alfredo Sendim

Histórias de Mudança – Alfredo Sendim

Alfredo Cunhal Sendim 50 anos, 25 deles na Herdade do Freixo do Meio Essencialmente Agricultor Alfredo Sendim, em Portugal, tinha sempre vivido em Lisboa e era um apaixonado pelo mar - a sua ligação à terra era inexistente. Queria entrar em Oceanografia mas acabou por...

Últimas notícias…