Testemunho de Madalena Laina Jeremias

16 Jan, 2017

Agora contrario menos as crianças. Mesmo com a minha filha consigo compreender mais.”
Madalena Laina Jeremias

Madalena Laina Jeremias tem 21 anos. Trabalha na oficina de costura da Congregação da Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e apoia, sempre que necessário, o trabalho com as crianças no Jardim de Infância Três Pastorinhos.

Tem colaborado na confeção do kit de fantoches que integram os Baús Pedagógicos do Projeto Othukumana (Reforço das Competências pedagógicas da rede Diocesana de escolinhas e jardins de infância da Diocese Católica de Lichinga) e está a frequentar a formação pedagógica do Projeto em Lichinga.

A formação do Projeto Othukumana, Em Lichinga, tem como público alvo os monitores de 6 jardins de infância (ji três pastorinhos,Ji Dom Luis Gonzaga, Ji casa do Sorriso, Ji Pe Eugénio Mennegon, JI Santa Filomena/Paróquia de Marrupa, Ji Pe Luis Wegner/Massangulo, e uma ECN (Escolinha Comunitária do Niassa) em Mbemba-Sanga (JI Santo António de Unango- Leigos para o Desenvolvimento) localizados na zona Norte da província do Niassa.

A Madalena considera que o kit de fantoches que integra os BAÚS PEDAGÓGICOS do Projeto pode ajudar muito as crianças a melhorarem competências em diferentes áreas.

” As crianças vão poder mexer nos fantoches e inventar histórias. Isso é bom porque vão desenvolver os movimentos, mas também a maneira como falam. Vão aprender novas palavras umas com as outras.

Era bom que as crianças pudessem, pelo menos uma vez por semana utilizar e brincar com estes fantoches.

As monitoras podem contar histórias, as crianças também. Por exemplo, as crianças mais velhas podem contar histórias aos mais pequenos ou umas para as outras.”

Reforça o facto do kit constituído por 6 fantoches que representam animais (elefante, tigre, macaco, peixe, leão, porco) ser sugestivo para novas interpretações das crianças: “Por exemplo, o leão também pode ser o sol se as crianças imaginarem isso”.

Relativamente à formação pedagógica do PROJETO OTHUKUMANA diz: “Tenho aprendido novos conhecimentos sobre as crianças e como agir com elas. Agora percebo melhor como é que as crianças podem interessar-se e o que posso fazer para as atividades serem para elas.

Brinco mais com elas e ajudo a partilhar os brinquedos e jogos. Em vez de ralhar puxo para elas perceberem. Agora contrario menos as crianças. Mesmo com a minha filha consigo compreender mais.

Muitas coisas que não sabia sobre as crianças agora percebo melhor. Por exemplo, a importância de falar para a criança e escutar. Elas entendem e vão aprendendo”.

O material lúdico e didático que compõe os BAÚS PEDAGÓGICOS  favorece o desenvolvimento de competências essenciais em diferentes áreas do desenvolvimento (formação pessoal e social; expressões – linguagem, matemática, plástica, motora, dramática, musical; conhecimento do mundo), a descoberta e estruturação de conhecimentos em situações concretas, a cooperação entre crianças e entre crianças e adultos.

Estes materiais replicam Boas Práticas, em Educação de Infância, da FEC na Guiné Bissau e são construídos, maioritariamente, por oficinas locais como forma de apoiar as frágeis economias das organizações,famílias e comunidades.

O projeto Othukumana I Juntos é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…