Entrega de certificados aos formadores do PEQPGB
Realizou-se a esta manhã em Bissau a cerimónia oficial de entrega de certificados aos formadores do PEQPGB (Programa de Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau).
O PEQPGB foi o programa de educação financiado pela Cooperação Portuguesa Instituto Camões e implementado pela FEC de 2012 a 2016, que incidiu em 5 áreas específicas: Educação de Infância, Ensino Básico, Ensino Secundário, Língua Portuguesa e Gestão e Administração Escolar.
Com o objetivo de melhorar a qualidade e equidade da educação na Guiné-Bissau o programa possibilitou a formação em serviço a muitos professores sendo que mais de 3200 agentes educativos o concluíram com aproveitamento.
Ao longo destes 4 anos, o programa com metodologia em cascata envolveu mais de 100 formadores guineenses em mais de 80 mil horas de formação em polos de formação afetos a Bafáta, Gabú, Canchungo e Bissau.
Os professores destacam hoje a “abrangência e gratuidade de todo o processo formativo bem como a qualidade e adaptabilidade às condições socioeconómicas e culturais do país” como uma mais-valia deste percurso. Entendem que “assegurar a qualidade de ensino exige de toda a comunidade educativa total entrega e melhoria constante na sua prestação” com vista ao “desenvolvimento integral dos educandos para que não só dominem conhecimentos científicos, bem como possam adotar atitudes e valores que irão mudar positivamente a nossa sociedade”.
No final de um percurso exigente de formação semanal e avaliação rigorosa os professores estão mais preparados para os desafios do futuro e são eles os verdadeiros agentes da educação na Guiné-Bissau.
Últimas notícias…

2 anos depois do Ciclone Idai, continuamos a apoiar as famílias na Beira
Há dois anos, o ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique, deixando um rasto de destruição que agravou as condições de vida de milhares de moçambicanos e moçambicanas. Perante a situação de calamidade, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, FGS – Fundação Gonçalo da...

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência
Mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado, Moçambique A população de Cabo Delgado, em Moçambique, está a viver, desde há quatro anos, violentos ataques, que já fizeram mais de 700.000...