“Agora o telemóvel até já fica desligado”
Inocência Muande tem 20 anos. Desde 2015 é monitora no Jardim de Infância Eugénio Mennegon, na Paróquia de Inzinge em Lichinga.
Estuda Gestão de Recursos Humanos na Universidade Pedagógica de Lichinga e frequenta a formação pedagógica do PROJETO OTHUKUMANA (Reforço das Competências Pedagógicas da Rede de Escolinhas e Jardins de Infância da Diocese Católica de Lichinga).
Inocência Muande considera que para trabalhar com crianças “ é importante ter paciência e gosto pelas crianças. Sem isso não acontece nada, mesmo nada.
Na formação tenho aprendido muita coisa. Ao princípio até ficava na confusão.
Aprendi a lidar com qualquer tipo de criança, ter comunicação com os pais – saber falar com eles e ouvi-los. Assim, fica mais fácil compreender as crianças.
Agora deixo-as livres na brincadeira- – eu fico com um grupo e depois outro e outro a acompanhar. Aproveito mais o tempo para estar com as crianças mais isoladas.
Agora o telemóvel até já fica desligado! A atenção principal é para as crianças. São pessoas diferentes. Não são adultos em tamanho pequeno. Temos que as tratar com atenção e carinhos”.
O PROJETO OTHUKUMANA é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.
Últimas notícias…

Cabo Delgado: não nos conformamos com a violência
31 Organizações da sociedade civil pedem envolvimento do Governo e da Presidência Portuguesa da União Europeia Mais de 30 organizações da sociedade civil manifestam hoje o desejo de que o Governo português e a União Europeia se envolvam na solução da crise...

Embaixadora da União Europeia em Angola visita projeto Ekevelo em Angola
A Embaixadora da União Europeia em Angola / European Union in Angola, Jeannette Seppen, visitou, no dia 21 de janeiro, o projeto Ekevelo - Esperança na Resiliência para Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das Comunidades no Município do Virei. A equipa do...