As Amas são o Coração da Casa Bambaran

29 Jun, 2017

No dia 17 de junho foram entregues os certificados de aproveitamento da Formação das Educadoras e das Amas da Casa de Acolhimento Bambaran, em Bissau, na qual participaram 9 educadoras e 24 amas.

Esta ação foi composta por sessões de formação e de acompanhamento da prática, perfazendo um total de 76 horas para as Amas e de 68 horas para as Educadoras. Ambas as formações foram ministradas por Técnicas de Educação de Infância da FEC e contaram com o apoio institucional da Caritas Guiné-Bissau e da própria Casa de Acolhimento Bambaran.

As Amas da Casa são cuidadoras das crianças que habitam na Casa de Acolhimento Bambaran, desejavelmente de forma temporária, fazendo-se um investimento no acompanhamento da família para que, logo que estejam reunidas as condições necessárias, a criança possa ser reinserida no seu meio familiar. Assim, as Amas são as responsáveis por criarem um ambiente mais acolhedor e garantirem que as crianças têm todos os cuidados de que precisam neste período extraordinário da vida, sendo um elemento-chave para o bem-estar e crescimento destas crianças em todas as suas vertentes. Por isso “As Amas são o Coração da Casa Bambaran”.

A Casa de Acolhimento Bambaran é uma obra da Caritas da Guiné-Bissau que acolhe em regime de internato 52 crianças que, por alguma razão, estão impossibilitadas de estar com a sua família de origem. Uma percentagem significativa destas crianças sofre de algum tipo de deficiência, o que as torna ainda mais vulneráveis no contexto guineense. Esta instituição possui também um Jardim de Infância inclusivo com 3 salas e 9 educadoras. Um jardim partilhado, frequentado tanto por crianças da comunidade como por crianças residentes na Casa de Acolhimento Bambaran.

A Formação das Educadoras e das Amas da Casa de Acolhimento Bambaran foi desenvolvida no âmbito do Projeto Bambaran di Mininu, implementado pela Caritas Guiné-Bissau, em parceria com a FEC, e financiado pela União Europeia e Camões – Instituto de Cooperação e da Língua.

Mais informações sobre o projeto aqui.

Últimas notícias…

Cabo Delgado: não nos conformamos com a violência

Cabo Delgado: não nos conformamos com a violência

31  Organizações da sociedade civil pedem envolvimento do Governo e da Presidência Portuguesa da União Europeia Mais de 30 organizações da sociedade civil manifestam hoje o desejo de que o Governo português e a União Europeia se envolvam na solução da crise...

read more