Encerramento da Quinzena dos Direitos em Bissau com a FEC

16 Dez, 2017

Dia 15 de dezembro a Quinzena “Juntos pelos Direitos” encerrou em Bissau com o culminar de uma semana de atividades lúdico-pedagógicas “Ser Criança” e a apresentação dos dados preliminares do caso de estudo “Filhos de Criação”, na Casa dos Direitos.

As atividades lúdico-pedagógicas contaram com a participação de alunas e alunos da Universidade Católica da Guiné-Bissau, na gestão e dinamização de 5 espaços inteiramente dedicados aos Direitos da Criança nas áreas do registo civil, família, alimentação, cuidados de saúde e educação.

A FEC agradece a todas as instituições educativas que levaram educadores e alunos a visitar o espaço, assim como ao enriquecedor debate que se seguiu à apresentação do caso de estudo “Filhos de Criação”. Uma investigação que inclui entrevistas a 121 filhos de criação, bem como às respetivas famílias de criação, identificados num universo de 3700 crianças residentes na Guiné-Bissau.

“Por enquanto só temos a caracterização quantitativa da amostra de 3700 crianças e, portanto, o mais marcante é vermos que uma grande percentagem dos 121 meninos de criação identificados são do sexo feminino”, avança Sofia Alves, apresentadora do caso de estudo e Representante da FEC na Guiné-Bissau. Outro ponto saliente “é a questão de haver algumas violações”, como no acesso ao registo civil “ainda mais baixo do que na amostra geral das crianças que temos” ou “a própria escolarização e saúde”, o que dá a ver “níveis de risco nesta tipologia de crianças”, acrescenta. Entretanto, na opinião de Sofia Alves, “o debate veio enriquecer e alertar para alguns pontos que ainda não estão tão claros no estudo, especialmente porque se tratou de um espaço onde as pessoas puderam falar das suas próprias experiências, do que conhecem da sua zona, da sua tabanca (aldeia), da sua família”.

Estas atividades tiveram lugar no âmbito do encerramento do projeto Bambaran di Mininu: Observatório dos Direitos da Criança – Fase II, implementado pela Caritas Guiné-Bissau em parceria com a FEC, e financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa.

Para saber mais: https://www.fecongd.org/project/bambaran-di-mininu-fase-ii/

Últimas notícias…

FEC entrega certificados a elementos do Jardim Escola Inclusivo Bambaran

FEC entrega certificados a elementos do Jardim Escola Inclusivo Bambaran

Foi num clima de alegria e de grande entusiasmo que os elementos da equipa técnica, pedagógica e diretiva do Jardim Escola Inclusivo Banbaram receberam, no dia 9 de outubro, os certificados de formação que validam as competências e ferramentas que adquiriram, entre outubro de 2019 e setembro de 2021, ao abrigo do projeto “IN – da institucionalização à inclusão: Projeto-piloto de uma escola inclusiva”, e que lhes permitiu ir mais além, enquanto pessoas e enquanto trabalhadores.

read more
Pintura de Mural “Juntos pela Criança” em Moçambique

Pintura de Mural “Juntos pela Criança” em Moçambique

Em Moçambique, apenas 4% das crianças frequenta a Educação Pré-Escolar. Nesse sentido, o projeto Tchovar está a promover uma campanha nacional para consciencializar decisores, autoridades, pais e comunidades para a importância da Educação Pré-Escolar e a promoção da...

read more