Oficinas de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação
“Levo o meu filho à Escolinha para aprender a ler e socializar com outras crianças para quando for à escola não ter dificuldade” – disse a mãe de uma das crianças, num dos Jardins de Infância integrado no projeto Othukumana – Juntos II.
Uma vez que os monitores desenvolvem agora atividades que privilegiam o brincar como forma de aprendizagem é necessário que os pais também percebem a sua importância e pertinência na infância. Uma vez que, valorizando apenas as competências relacionadas com a leitura e escrita, questionam os objetivos pedagógicos dos monitores.
Para isto, desenvolveu-se, no Jardim Infantil “Casa do Sorriso”, num dos bairros da cidade de Lichinga, a primeira Oficina de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação, no dia 16 de fevereiro de 2019, que contou com 45 participantes.
Com o lema “O que fizeste hoje na Escolinha?! – Brinquei!” foi abordada a Importância da Brincadeira na Infância, os objetivos da Educação Pré-Escolar e o trabalho desenvolvido no Jardim de Infância no âmbito das competências relacionadas com a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, desconstruindo a ideia de escrita e leitura no Jardim de Infância.
Existiu ainda espaço para esclarecer a importância do trabalho entre Escola-Família e o papel de referência que ambos têm ao longo do desenvolvimento das crianças.
Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Othukumana II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

