Refugiados

15 Jun, 2019

No dia 20 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado. Um dia em que se presta homenagem à resistência de todos os que foram obrigados a fugir de suas casas por motivos de perseguição, calamidades ou guerra. Em 2018, morreram mais de dois mil refugiados só no Mar Mediterrâneo, a tentar chegar à Europa.

O nosso convidado foi Miguel Duarte, um jovem português, de 26 anos, que participou em várias operações de resgate no Mar Mediterrâneo e que nos veio contar o que viu e sentiu perante um cenário de crise humanitária. Miguel está atualmente a ser investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal.

Na opinião do P. Tony Neves – Do Kikolo a Cabinda

“É a última etapa desta ‘peregrinação’ por terras de Angola. O Kikolo é um bairro periférico da cidade de Luanda, a caminho do norte. É enorme, sem estatísticas que alguém possa confirmar. São milhares e milhares de pequenas casas a ocupar uma extensa  área. Tirando a rua principal, o resto são ruelas de terra batida e lama, mesmo quando não chove. Uma grande superfície é ocupada por um mercado popular de terra batida, de enormes dimensõesque substituiu o lendário ‘Roque Santeiro’ que o governo mandou arrasar há alguns anos. A pobreza casa sempre com violência e o Kikolo não é excepção. Os carros emotos que lá circulam já devem todos muitos anos à sucata, tal o seestado de degradação.

Ali, no meio desta desafiante pobreza, as Irmãs Filhas de África instalaram a Escola Madre Raquel Celeste com centenas de alunos do bairro. As questões de justiça, paz, ecologia integral, diálogo e combate à corrupção’ deram horas de ‘simpósio’ e de conversa para professores e funcionários.

Sair do Kikolo e passar, meia hora mais tarde, na Baía de Luanda, até choca os olhos e o coração. A beleza, limpeza e riqueza da ‘sala de visitas de Angola’ não tem nada a ver com a miséria que vitima os cerca de meio milhão de habitantes das áreas do Kikolo!

Cabinda acolheume com cacimbo, isto é, sem grande sol nem altas temperaturas. Dom Belmiro, o novo Bispo, acolheume no Paço com a alegria que é sua imagem de marca. Fui logo levado até Lândana, a primeira Missão Espiritana no espaço Lusófono. Doeume ver a Igreja centenária no chão, após derrocada que deitou por terra décadas e décadas de história. Alegroume a promessa do governo a reconstruir, como Paris fará à Notre Dame. Ali tive o primeiro encontro de formação, regressando à capital. Os 45 kms são de rara beleza de paisagem tropical, mas dói ver crianças e jovens com tambores de água à cabeça, numa terra onde tudo é tão luxuriante. Também espanta ver as plataformas de petróleo no mar a deitar chamas e, em terra, filas de carros nas bombas tentar arranjar o combustível que escasseia! Cheguei a tempo da sessão prevista no Instituto J. Paulo II, dedicada às Religiosas e a quantos trabalham nas escolas católicas e nas universidades.

Aqui as manhãs acordam cedo! Presidi na Catedral às 6.30. Três sessões do ‘Simpósio’ marcaram este último dia, começando na Missão (com líderes de movimentos e catequistas), continuando na Reunião do Bispo com os seus padres e terminando no Seminário (com seminaristas e líderes juvenis). Marcoume a vontade de saber mais, as perguntas que nunca mais acabavam coragem de pôr dedos nas feridas dolorosas de uma Igreja que esteve dividida e de um povo que continua a sentir que o governo central não orespeita muito, havendo gente a insistir na independência.

A cidade cresce em ritmo acelerado e os sinais de esperança em tempos melhores já se desenham em muitas conversas. Mas o longo caminho para a liberdade e democracia ainda se está a percorrer e o povo ganhou voz para denunciar o que acha mal e para abrir janelas ao futuro.

O regresso a Luanda foi só para voar em direcção a Roma, via Paris. Foram 30 curtos dias que me confirmaram a convicção de que a Missão constrói vidas felizes.”

Tony Neves, em Angola

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...