Intercâmbio de Práticas de Gestão e Administração Escolar em Lichinga

5 Ago, 2019

Durante os meses de junho e julho, realizaram-se, em Lichinga, formações de Gestão e Administração Escolar para os coordenadores, diretores pedagógicos e administradores dos Jardins de Infância (JI) participantes no projeto Othukumana II.

A formação teórica culminou com um intercâmbio de práticas de Gestão e Administração Escolar que permitiu ao grupo visitar todos os JI da cidade de Lichinga, estando cada um responsável por partilhar as boas práticas que considera existir na sua instituição ao nível da Gestão e Administração Escolar. As equipas de coordenação tiveram assim a oportunidade de entender outros contextos em funcionamento, outros métodos de organização e trabalho pedagógico e identificar questões que ainda necessitam melhorar.

As coordenadoras dos JI de Lichinga reúnem-se mensalmente para partilhar as dificuldades e estratégias dos seus contextos, de forma a encontrarem soluções conjuntas. Esta atividade de concertação entre os JI da Rede Diocesana de Educação, pertencente à Diocese de Lichinga, iniciou-se no âmbito do projeto e é agora uma forma de garantir que os Jardins de Infância se sentem parte de uma rede, capaz de sustentar e apoiar as suas dificuldades.

“Seria bom fazermos muitas vezes isto. Parecemos uma família das Escolinhas”, partilhou a Diretora Pedagógica do JI Casa do Sorriso, no final do Intercâmbio. “Agora vamos andar bem na linha e quando não sabemos, perguntamos aos outros”, referiu.

O acompanhamento à Gestão e Administração Escolar dos JI de Lichinga, no âmbito do projeto Othukumana II, continua agora com tutorias presenciais para elaboração dos instrumentos de Gestão em falta em cada JI.

Esta é uma iniciativa do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.

Últimas notícias…

Projeto EKEVELO arranca os trabalhos no município do Virei

Projeto EKEVELO arranca os trabalhos no município do Virei

No passado dia 13 de outubro de 2020 a equipa do projeto EKEVELO - Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades no município do Virei deslocou-se ao município do Virei para reuniões de planeamento e início das atividades....

read more