Intercâmbio de Práticas de Gestão e Administração Escolar em Lichinga
A formação teórica culminou com um intercâmbio de práticas de Gestão e Administração Escolar que permitiu ao grupo visitar todos os JI da cidade de Lichinga, estando cada um responsável por partilhar as boas práticas que considera existir na sua instituição ao nível da Gestão e Administração Escolar. As equipas de coordenação tiveram assim a oportunidade de entender outros contextos em funcionamento, outros métodos de organização e trabalho pedagógico e identificar questões que ainda necessitam melhorar.
As coordenadoras dos JI de Lichinga reúnem-se mensalmente para partilhar as dificuldades e estratégias dos seus contextos, de forma a encontrarem soluções conjuntas. Esta atividade de concertação entre os JI da Rede Diocesana de Educação, pertencente à Diocese de Lichinga, iniciou-se no âmbito do projeto e é agora uma forma de garantir que os Jardins de Infância se sentem parte de uma rede, capaz de sustentar e apoiar as suas dificuldades.
“Seria bom fazermos muitas vezes isto. Parecemos uma família das Escolinhas”, partilhou a Diretora Pedagógica do JI Casa do Sorriso, no final do Intercâmbio. “Agora vamos andar bem na linha e quando não sabemos, perguntamos aos outros”, referiu.
O acompanhamento à Gestão e Administração Escolar dos JI de Lichinga, no âmbito do projeto Othukumana II, continua agora com tutorias presenciais para elaboração dos instrumentos de Gestão em falta em cada JI.
Esta é uma iniciativa do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.
Últimas notícias…

2 anos depois do Ciclone Idai, continuamos a apoiar as famílias na Beira
Há dois anos, o ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique, deixando um rasto de destruição que agravou as condições de vida de milhares de moçambicanos e moçambicanas. Perante a situação de calamidade, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, FGS – Fundação Gonçalo da...

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência
Mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado, Moçambique A população de Cabo Delgado, em Moçambique, está a viver, desde há quatro anos, violentos ataques, que já fizeram mais de 700.000...