FEC promove formação pedagógica de artesãos em Moçambique
No âmbito do projeto Tchovar: Empurrar pela Educação de Infância nos Bairros de Maputo, teve início no dia 2 de setembro a formação pedagógica aos artesãos do Mozarte – Centro Juvenil de Artesanato, em Maputo.
A formação pedagógica aos artesãos visa o aumento dos conhecimentos técnicos aplicados à construção de materiais pedagógicos, uma maior diferenciação profissional no trabalho que criam, tendo em vista, artesãos mais sensíveis a ambientes de aprendizagens seguros, responsivos e despertadores de curiosidade para a criança em idade pré-escolar.
A construção de baús pedagógicos promove a cultura e a utilização de matéria- prima moçambicana, traduzindo-se em 3 KITS: 1. Kit Jogos; 2. Kit de Expressões; 3. Kit Casa, em que cada Kit corresponde a áreas específicas de aprendizagem que devem ser trabalhadas na educação pré-escolar tendo em vista o desenvolvimento da criança.
No total, a formação contou com a participação de 15 artesãos (7 mulheres e 8 homens), com uma taxa de 100% de assiduidade, nas 4 sessões realizadas.
A formação decorrerá em conjunto com visitas regulares da técnica gestora do projeto ao Mozarte para apoiar e orientar os artesãos na construção de recursos/materiais pedagógicos adequados e a troca de partilha entre a visão do projecto sobre a construção de recursos pedagógicos de qualidade como suporte do aprender a brincar e a visão artística de cada artesão.
O projeto Tchovar é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, cofinanciado pelo Camões I.P., e tem como parceiros a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, a Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil e a Universidade Pedagógica de Moçambique.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

