Webinar – As políticas que precisamos
Como respondeu a Presidência Portuguesa da União Europeia às inquietações globais?
Esta e outras questões estarão no centro da reflexão do webinar “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir. AS POLÍTICAS QUE PRECISAMOS“, que decorrerá no próximo dia 6 DE JULHO, entre as 14h30 e as 16h00.
A experiência de vulnerabilidade que afetou o mundo permitiu uma consciência mais profunda das interdependências e desequilíbrios globais, geradoras de relações desiguais. Exige-se, por consequência, a promoção de valores de maior solidariedade e justiça global, num processo de reajuste do desenvolvimento mundial, através da adoção de políticas europeias justas e coerentes na sua relação com os países parceiros.
Com a Presidência Portuguesa da União Europeia marcada pelo lema «Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital», Portugal procurou promover uma Europa mais resiliente, social, verde, digital e global.
Junte-se a nós para esta conversa que terá como como convidadas a Coordenadora adjunta do Núcleo da Direção-Geral dos Assuntos Europeus da Presidência Portuguesa do Conselho da UE 2021, Rita San Payo Araújo, a Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Cristina Moniz, e a Diretora Executiva da Plataforma Portuguesa das ONGD, Rita Leote, com a moderação de Tiago Matos Fernandes – Advogado e Consultor de Desenvolvimento Internacional.
Uma conversa para todos e com todos os que acreditam num processo de desenvolvimento mais justo, mais digno e mais inclusivo.
Esta é uma iniciativa do projeto #CoerêncianaPresidência, uma parceria entre a FEC, o IMVF e a CIDSE com o cofinanciamento do Camões, I.P. e do Projeto “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo – Projeto da Presidência da UE 2020-2022”, financiado pela União Europeia e implementado pela VENRO, a Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento, a SLOGA e a CONCORD.
Este evento é produzido com o cofinanciamento da União Europeia. Os seus conteúdos são da exclusiva responsabilidade da FEC, do IMVF e da CIDSE e não refletem necessariamente as posições da União Europeia.
Últimas notícias…
Fidelidade, acompanhamento e permanência. A FEC segundo Ana Patrícia Fonseca, nova Diretora-Executiva
Socióloga de formação, mãe de três crianças, Ana Patrícia Fonseca chega à Direção-Executiva da Fundação Fé e Cooperação depois de mais de 16 anos ao serviço na instituição. Pelo caminho, coordenou os departamentos de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social...
Pacto do Futuro: A Esperança da Mudança
Perante a necessidade de revitalizar um Sistema Internacional onde a solidariedade e a cooperação enfraquecem a cada dia que passa, onde os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) parecem cada vez mais longínquos e árduos de alcançar, surge a necessidade de...