Género e Políticas Públicas em Angola discutidas em seminário

21 Set, 2021

O evento Género e Políticas Públicas em Angola, que decorreu no passado dia 15 de setembro, em Lisboa, teve o propósito de apresentar as principais conclusões e recomendações do estudo Pesquisa Social sobre Políticas Públicas Inclusivas numa Perspetiva de Género, nas seis áreas temáticas abordadas na investigação: Direito de cidadania; O (não) acesso das mulheres à justiça; Equidade de género na Educação; A face masculina da saúde materna; Participação e empoderamento no feminino; e Acesso e controlo sobre os recursos.

Para além da apresentação da pesquisa social, o evento conto ainda com uma reflexão alargada sobre Políticas Públicas na perspetiva de Género: Uma realidade para todos e todas? Qual o caminho a percorrer?, onde participaram as oradoras Dália Costa (Professora Auxiliar, ISCSP-ULisboa), que trouxe ao debate uma perspetiva histórica e sociológicas do percurso que tem vindo a ser feito nesta área, dando também importantes contributos em relação às diferentes realidades que observamos a nível global no que concerne à integração da dimensão de género nas políticas públicas; Graça Sanches (Oficial Nacional para o Empoderamento da Mulher e Orçamentação Sensível ao Género para os PALOP e Timor-Leste das Nações Unidas), que apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito do programa Pro-PALOP, identificando os principais desafios e motivações do trabalho quotidiano que têm com os vários governos do PALOP nesta área; e Maria Casal (Oficial do Género, PNUD Angola), que apresentou os principais eixos de intervenção do PNUD em Angola, bem como os principais projetos em curso.

O evento contou ainda com as intervenções da Embaixadora Adjunta da Delegação da União Europeia em Angola, Joana Mizarela; da Vice-Presidente do Camões, I.P., Cristina Moniz; e do Presidente do Conselho de Administração da FEC, Jorge Líbano Monteiro, na sessão de abertura, e do Diretor Executivo da FEC, Manuel Ferreira Martins, na sessão de encerramento.

A apresentação do projeto Promoção da Advocacia de Políticas Públicas Inclusivas em Angola, no âmbito do qual o evento teve lugar, ficou a cargo do Frei Júlio Candeeiro, Diretor Geral do Instituto Mosaiko e de Catarina Lopes, Coordenadora do Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento da FEC.

Durante o evento estiveram presentes 25 pessoas e, até à data, o vídeo da transmissão online já teve mais de 340 visualizações.

Este evento foi promovido no âmbito do projeto Promoção da Advocacia de Políticas Públicas Inclusivas em Angola, em parceria com o Instituto Mosaiko, financiado pela União Europeia em Angola e pelo Camões, I.P. e poderá rever a totalidade do evento AQUI.

Últimas notícias…