Projeto Somos Moçambique dá continuidade à formação de Educadores de Infância na Beira

12 Out, 2021

Mais de dois anos e meio após a passagem do Ciclone Idai por Moçambique, o projeto Somos Moçambique II continua o seu apoio na formação e capacitação de profissionais de educação.

Nestes dias está a decorrer a formação dos agentes educativos dos Jardins de Infância, que pretende contribuir para que os formandos sejam capazes de promover um clima relacional positivo com as crianças, apoiando o seu desenvolvimento holístico.

As sessões de formação visam dotar o educador com competências que o tornam um facilitador da Resiliência nas crianças, famílias e na comunidade. Nesta perspetiva, na sessão sobre Ambientes de Aprendizagem os formandos foram convidados a encontrar em si próprios vivências facilitadoras de resiliência e bem-estar emocional, através de dinâmicas lúdicas, capazes de favorecer a autoestima pessoal e coletiva, pois só um educador reconciliado com as suas vivências pode ser facilitador de desenvolvimento e resiliência nas crianças. Em flores e folhas desenhadas e recortadas escreveram as realizações de que se honram e os sonhos que esperam vir a concretizar quando os jardins-de-infância reabrirem.

Na Beira, devido à crise pandémica, os jardins-de-infância têm permanecido encerrados ficando a maioria das crianças sem a possibilidade de beneficiar de ambientes de aprendizagem adequados.

O projeto Somos Moçambique é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da SilveiraFEC | Fundação Fé e Cooperação VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…